Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Reabre neste domingo a pesca do camarão

Baía de Guaratuba
Foto: Gustavo Aquino

Termina neste sábado (31) a proibição da pesca de camarão. Serão nove meses de pesca liberada.

O período de defeso no litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro começa no dia 1º de março e termina no dia 31 de maio.

Ficam proibidos neste período a pesca de arrasto motorizados de camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis , Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus subtilis), camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri ), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), camarão-santana (Pleoticus muelleri), e camarão-barba-ruça (Artemesia longinaris).

De um modo geral, no litoral brasileiro, os barcos de pesca industrial se dedicam à captura do camarão rosa. Já os pescadores artesanais dedicam-se principalmente à pesca do camarão sete barbas são inteiramente da pesca artesanal. As duas espécies são as mais valorizadas no mercado.

Durante o defeso, é liberada a pesca apenas do camarão branco (Litopenaeus schmitti), desde que não seja realizada por arrasto com tração motorizada.

No período de proibição, os pescadores têm direito a receber o auxílio defeso de um salário-mínimo, valor muito abaixo da renda dos pescadores de mar aberto do Litoral do Paraná.

Leia também