Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pontal do Paraná implanta toque de recolher

O prefeito Fabiano Alves Maciel “Binho” decretou toque de recolher em Pontal do Paraná como prevenção ao coronavírus. Entre as 20h e as 5h, está proibida a locomoção de pessoas e permanência em qualquer espaço público, incluindo logradouros, praças e calçadão.

O decreto foi assinado na terça-feira (31) e entrou em vigor na quarta (1º). A circulação neste período será permitida apenas para prestadores de serviços na área de saúde, segurança, assistência social, delivery de alimentos (entregue em domicílio), funcionários de empresas privadas que estejam trabalhando no período noturno, para situações de emergência médica ou retornando a sua residência (pela ocorrência de alguma das situações anteriores), desde que comprovada a necessidade, urgência no deslocamento e, portando, identificação funcional.

O comércio e outras empresas têm de fechar as portas em horários determinados:

18h: aviários, clínicas veterinárias, materiais de construções, oficinas e borracharias.

20h: padarias, lojas de conveniência nos postos de combustível, distribuidoras de bebidas, mercados, supermercados, demais estabelecimentos comerciais não abarcados pela suspensão e restaurantes, para o atendimento presencial;

22h: postos de combustível, lanchonetes e os restaurantes, estes exclusivamente no sistema de delivery (entrega em domicílio);

24h: farmácias.

Os idosos, pessoas com 60 anos ou mais deverão se recolher às suas residências e só poderão sair no período da manhã, para realizar serviços ou comprar essenciais, devendo retornar a sua casa após a sua conclusão. Quando sair, deverá estar munido de documento de identificação para possibilitar a averiguação da sua idade e destino, sob pena de ser acompanhado pelas autoridades pública até a porta da entrada de sua residência.

Durante os horários de funcionamento, em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais de compra rápida, deverá adentrar apenas um membro de cada família, a fim de se garantir a não ocorrência de aglomeração de pessoas.

Também fica interditada toda a orla do território de Pontal do Paraná, sendo vedado o acesso as praias e proibida a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de outros municípios na cidade.

Paranaguá adotou o toque de recolher na terça-feira (31). Matinhos fechou o acesso à orla nesta quinta-feira (2).

Leia aqui a íntegra do decreto

Leia também