Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Evani Justus lança programa de 382 casas populares: “É o começo”, disse

Noite da CidadaniaUm número estimado de 2.000 pessoas participou, nesta quarta-feira (4), do evento sobre moradia popular e serviços da prefeitura de Guaratuba, na Praça da Paz.

A prefeita Evani Justus entregou oficialmente ao diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, a área do loteamento Castel Novo para construção de moradias populares. “Que Deus me dê saúde para ver todos que estão aqui que nesta noite realizarem o sonho de sua casa própria”, disse a prefeita.

A área que o município recebeu dos proprietários no acordo para regularização do loteamento permite alcançar a meta. Imediatamente, a Cohapar vai construir 382 casas. De acordo com o diretor da Cohapar, são dois projetos voltados às famílias de baixa renda, ambos do “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal: 202 casas do Fundo de Desenvolvimento Social e 60 do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Nelsinho explicou que 120 moradias serão financiadas com recursos do FGTS e se destinam à faixa de renda um pouco maior que vai pagar prestações em torno de R$ 250,00.

“É o começo”, disse a prefeita, que anunciou que os projetos habitacionais vão continuar acontecendo durante seu governo. De acordo com a prefeita, centenas de famílias que moram no Castel Novo já podem regularizar suas propriedades. Ela também anunciou que em breve serão entregues os documentos do programa de regularização fundiária inciada por ela em 2009.

O deputado Nelson Justus destacou o compromisso do chefe regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Cyrus Augustus Moro, de entregar o licenciamento da obra até o final de junho. Nelson lembrou a Praça da Paz até há pouco tempo era um imenso buraco e disse que em breve os moradores da área atendida terão, da mesma forma, um lugar urbanizado, digno para morar, com toda infraestrutura necessária. “Quero ter o prazer de entregar a primeira chave e ser recebido por cada um de vocês que vão poder dizer: ‘Entre, esta é a minha casa’”.

O evento serviu como consulta pública para homologar a regularização do Castel Novo definido em acordo entre o proprietário, o governo estadual e o Ministério Público. Na mesma noite, as pessoas que se cadastraram em novembro no programa de moradias populares assinaram o termo de adesão. Também foi uma oportunidade para novos interessados fazerem o cadastro.

“Noite da Cidadania”

A atividade chamada de  “Noite da Cidadania” teve diversos serviços da prefeitura. A Secretaria de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública, junto com estudantes de Direito, prestou orientações diversas aos presentes. A Secretaria de Saúde realizou exames de pressão e orientações. A Secretaria do Meio Ambiente distribui mudas de plantas e informações sobre projetos. A Secretaria de Pesca e Agricultura levou o Caminhão do Peixe onde foi servido um caldo de peixe preparado pelo vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo Vandir Esmaniotto.

As secretarias de Obras, Viação e Serviços e da Educação apresentaram ações e trabalhos. Também participaram, no apoio, as equipes das secretarias de Administração e de Finanças e Planejamento. A Secretaria do Esporte e do Lazer promoveu atividades para as crianças, que ficaram brincando no Ginásio de Esportes José Richa enquanto os pais faziam seus cadastros.

A Secretaria de Bem Estar e Promoção Social serviu lanches preparados pelos funcionários e usuários do Centro de Convivência e distribui agasalhos com o pessoal da Unidade Social Marcílio Dias.

Participaram ainda equipes da Cohapar, Sanepar, Agência do Trabalhador e Igreja dos Santos dos Últimos Dias. Diversos servidores da Câmara Municipal deram apoio ao atendimento. Todos os secretários municipais compareceram. Além do presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, compareceram os vereadores Itamar Junior, Mauricio Lense, Cátia do Doro, Almir Troyner, Fábio Chaves e Juarez Temóteo.

Leia também