Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Vereadores aprovam financiamento para sistema de segurança de Guaratuba

Câmara Guaratuba 09062014A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (9), em segunda votação, o financiamento para o sistema de monitoramento de segurança para Guaratuba.

A segurança pública e o o assalto à agência do banco Bradesco, ocorrido na manhã, foi um dos principais assuntos da sessão. A Câmara vai encaminhar uma moção de congratulação aos policiais que atenderam o assalto. A atuação corajosa dos policiais foi o tema do pronunciamento do vereador Almir Troyner na Tribuna, de apartes e das explicações pessoais de todos os vereadores.

Desde o início da Legislatura, os vereadores vêm pedindo aumentos de efetivo e melhora na estrutura das polícias em Guaratuba. Em maio, uma comitiva levou as reivindicações à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na sexta-feira (6), realizaram uma reunião pública com o comandante da Polícia Militar no Litoral (9º BPM), major Nilvaldo Marcelos Silva.

Votações – Também foram aprovados o Projeto de Lei nº 1.353 que autoriza renegociação dos débitos com a previdência própria do Município – em primeira votação –, o remanejamento no orçamento da Câmara – Projeto de Resolução nº 121, em turno único – e o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação (CJR) ao PL 564 que declara de utilidade pública a Associação de Proteção ao Idoso de Guaratuba (Apig), projeto do vereador Artur Santos. Ainda foi aprovado, por unanimidade, o parecer da CJR pela improcedência do requerimento dos vereadores Itamar Junior, Maria Batista e Artur Santos sobre a eleição da Mesa Diretora. O PL 556, do vereador Artur Santos, que institui a eleição direta de diretores das escolas municipais foi retirado da pauta para vistas do vereador Sergio Braga.

Líder da prefeita – No início da sessão foi lido ofício da prefeita Evani Justus nomeando o vereador Laudi Carlos de Santi “Tato” como líder do Governo na Câmara. Tato estreou no cargo fazendo um breve relato sobre obras e ações solicitadas pelos vereadores ao Executivo. Ele se prontificou a encaminhar todos os pedidos e questionamentos e apresentar respostas sobre eles.

Novo secretário – Durante a sessão, os vereadores parabenizaram o novo secretário municipal da Cultura e do Turismo, pastor Gabriel Gonçalves, e elogiaram o trabalho do ex-secretário e vice-prefeito, Vandir Esmaniotto.

Nova escola – O vereador Fabio Chaves “Espiga” parabenizou a prefeita Evani e a secretária da Educação, Regina Ferraz Torres, pela conquista de recursos do Ministério da Educação para construção de uma nova escola municipal com seis salas de aula junto ao Ginásio de Esportes do bairro Figueira. Espiga também informou que mais dois projetos de Guaratuba estão sendo estudados no MEC: uma escola no bairro Mirim com 12 salas de aula e outra na localidade rural do Cubatão com 6 salas.

Leia também