Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Testagem ampliada confirma circulação do coronavírus em Guaratuba

A realização de testes nos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba permitiu constatar que o coronavírus está circulando por praticamente a cidade toda e a existência de diversos casos assintomáticos (sem sintomas da doença).

Foram feitos 488 testes rápidos e identificados resultados positivos em 22 funcionários que moram em 7 bairros. Todos eles são assintomáticos. Destes, 16 estão com a infecção ativa e 6 já apresentam anticorpos da doença, não estando mais vulnerável nem transmitindo a Covid-19.

Os resultados ainda precisam ser validados pela Secretaria de Estado da Saúde. Até lá, constam no boletim oficial como “casos em investigação”.

Na noite deste sábado (23), a Prefeitura divulgou uma nota da Secretaria para explicar a estratégia adotada, os resultados, a quarentena a que estão submetido os trabalhadores e as consequências para a saúde pública.

De acordo com a Secretaria, testagem ampliada é uma estratégia que obteve muito sucesso em outros países, na investigação inconclusiva da origem de contaminação de duas pacientes que apresentaram Teste Rápido Reagente para o COVID-19 em 14/05/2020, decidiu adotar uma estratégia de testagem ampliada, a fim de verificar a existência de pacientes assintomáticos no município (que não desenvolveram sintomas da doença).

Na nota, a Secretaria afirma que o Município tem adotado as melhores práticas e, “com total transparência, tem procurado diminuir os impactos da pandemia sobre nossa população”.

Nota oficial da Secretaria Municipal da Saúde

Partindo das experiências exitosas de testagem em massa realizada por outros países e municípios brasileiros e buscando uma leitura epidemiológica da instalação do COVID-19 no município de Guaratuba, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, com base na investigação inconclusiva da origem de contaminação de duas pacientes que apresentaram Teste Rápido Reagente para o COVID-19 em 14/05/2020, decidiu adotar uma estratégia de testagem ampliada, a fim de verificar a existência de pacientes assintomáticos no município (que não desenvolveram sintomas da doença).

Optou-se por delimitar como espaço amostral todos os trabalhadores vinculados aos serviços municipais de saúde, uma vez que os mesmos estão na linha frente do combate e distribuídos em todos os pontos da cidade, permitindo uma leitura mais ampla da circulação viral no território.

O Município já realizou a compra de 700 testes rápidos e recebeu da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná 560 testes. Estes testes rápidos são utilizados para identificar a presença de anticorpos no paciente, sendo capaz de detectar o anticorpo IgM, que é o momento em que o vírus está ativo e o organismo está começando a produzir anticorpos.

Já a detecção do anticorpo IgG indica que a pessoa foi infectada, recuperou-se e já possui anticorpos da doença, não estando mais vulnerável ao vírus.

Entre os dias 19/05/2020 e 21/05/2020 foram testados 488 trabalhadores vinculados a 20 equipamentos de saúde (6 UBS da Zona Urbana, 6 UBS da Zona Rural, Pronto Socorro Municipal, Hospital Municipal, Centro de Especialidades Nereidas, CAPS, SAMU, Farmácia Básica, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica).

Foram identificados 22 trabalhadores da saúde com teste rápido reagente (Positivo), universo de 4,50% dos testados, sendo 6 com marcadores IgG, 16 com marcadores IgM, e 466 trabalhadores com teste rápido não reagente (Negativo).

Os 16 servidores que apresentaram o marcador IgM (fase ativa da doença) foram afastados e colocados em quarentena, em suas residências, acompanhado de seus contactantes (familiares), pelo período de 14 dias e estão sendo monitorados e acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Os 6 servidores que apresentaram o marcador IgG, anticorpos para o COVID-19, foram em algum momento expostos ao vírus, mas já estão curados (recuperados), mantêm-se assintomáticos, não necessitam de afastamento e podem continuar prestando atendimento à população.

Dos resultados dos testes reagentes, identificou-se que a área de abrangência da circulação do vírus é de fato em todo município, uma vez que dos trabalhadores positivados 18 tem residência no município de Guaratuba, em bairros espalhados pela cidade, entre seus extremos e centro, sendo: 6 no Piçarras, 3 no Cohapar, 3 no Mirim, 2 no Coroados, 2 no Nereidas, 1 no Figueira e 1 no Brejatuba.

Outros 4 possuem residência nos municípios de: 1 em Curitiba/PR, 2 em Pontal do Paraná/PR e 1 em Itapoá/SC.

A leitura e análise epidemiológica da pesquisa ainda está em andamento, aguardando-se a conclusão das sorologias laboratoriais e biologias moleculares.

Os dados preliminares indicam grande circulação do vírus no município, com presença de diversos casos assintomáticos (que não desenvolveram sintomas da doença), e só foram identificados dado a estratégia de testagem rápida.

Reforçamos a toda população a necessidade de manutenção e ampliação de medidas de prevenção, de autocuidado, de responsabilidade consciente e promoção do distanciamento e isolamento social.

Isto posto a Secretaria Municipal de Saúde reitera seu compromisso de conduzir o processo de enfrentamento do COVID-19, com as melhores práticas disponíveis e com total transparência, procurando sempre diminuir os impactos da pandemia sobre nossa
população.

Leia também