Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Festa do Divino mistura fé, tradição, cultura, comércio…

_DSC0020

Uma missa com o padre Joaquim Parron, coordenador da ordem Redentorista no Brasil, logo depois de o público tomar fôlego das comemorações do jogo Brasil 2 X Colômbia 1, deu início à Festa do Divino 2014, nesta sexta-feira (4) em Guaratuba.

No altar, o destaque foi a simplicidade dos autênticos foliões que desde o dia 3 de maio vem percorrendo as comunidades rurais e bairros divulgando o evento. Ao ritmo da viola, tambor a rabeca eles fizeram a última apresentação antes de saírem de cena para voltarem no último dia, domingo (13).

Do lado de fora da Igreja de Nossa Senhora, a festa já acontecia, sobretudo no setor de alimentação dominada por empresas de fora que puderam pagar mais de R$ 3.000,00 por espaço, nos estandes de roupas e quinquilharias importadas – também de empresas de fora –, mas também com o tradicional churrasco e outros alimentos, refrigerantes e bebidas servidos pelos voluntários da igreja.

_DSC0095Empresas locais também montaram estandes, mais para fazer uma propaganda institucional de apoio ao evento do que para fechar negócios. As duas rádios locais, Litorânea e Alternativa, montaram estúdios para transmissão diretamente da festa.

Após a abertura oficial, o palco foi ocupado por uma apresentação cultural da “Lenda do Divino” com o balé do professor Santos, seguido da atração principal, que foi o show da cantora Fernanda Liz. No sábado, cultura e tradição novamente na preliminar com o terno de reis e sertanejo raiz (caipira) da “Família Dias”, de Blumenau (SC). Fechando a festa, a dupla Tony e Bryan. No domingo, a cultura ficou por conta do samba tradicional da guaratubana “Pressão Alta” e a música pop com a “Fonte Luminosa”. A programação dos próximos dias continua mesclando cultura e gosto popular.

Conversando de política

_DSC0083Como sempre, a grande atração da festa acaba sendo o encontro dos amigos, locais e visitantes costumeiros ou eventuais – como os estudantes que lotam a cidade para os Jogos da Juventude – para os reencontros, para as fofocas de sempre e as conversas sobre a Copa e política.

Com o início da campanha eleitoral oficialmente neste domingo, a política ganha foco. Como acontece nestas ocasiões, o único deputado com domicílio em Guaratuba, Nelson Justus – eleitor da 84ª seção, no Brejatuba –, recebe a companhia de diversos concorrentes.

Acompanhados de seus aliados e cabo eleitorais locais, os visitantes sempre acabam conquistando alguma simpatia e uns votinhos, mas também ganham o apelido de paraquedistas ou candidatos Copa do Mundo, porque surgem a cada quatro anos. São poupados das alcunhas pejorativas os candidatos a deputado federal que fazem dobradinha com o local. Neste ano formam uma penca, se incluirmos as dobradas informais mais cotadas dos eleitores do deputado estadual: Angelo Vanhoni (PT), Fernando Francischini (SDD) e Luciano Duci (PSB).

Nelson esteve na missa de abertura junto com a prefeita Evani Justus e a reportagem o encontrou no sábado com amigos e familiares, incluindo a cunhada prefeita e os irmãos Gil e Carlos Justus – sem aglomerações ou comitivas. De político, no sábado, encontramos apenas o vereador Almir Troyner (SDD), e assim mesmo porque ele estava participando da organização da festa e passou para dar um abraço. Do PT, pelo menos um membro do Diretório Municipal e um dirigente regional foram cumprimentar o deputado. O vice-prefeito petista, Vandir Esmaniotto, esteve o tempo todo próximo, mas servindo tainha, camarão e a tradicional sopa no pão da banca da “Famiglia Smaniotto”.

Limpeza Cidadã e Feirinha do Artesanato

_DSC0044Repetindo cena dos últimos anos, o “Esquadrão da Limpeza Cidadã” da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Pôr do Sol manteve o asseio do local. De novidade, a retomada do espaço dos artesãos de Guaratuba, numa articulação da prefeitura que também manteve equipes do atendimento de saúde, no monitoramento de segurança e na articulação dos grupos da terceira idade pela equipe do Centro de Convivência que garante boa parte do movimento da festa.

Foi o que aconteceu neste primeiro final de semana e vai se repetir logo na manhã de segunda-feira (7), a partir das 9h, com a recepção de caravanas de idosos que chegam na cidade. Às 11h, haverá a Missa de Ação de Graças à Melhor Idade; ao meio-dia, almoço musical com Miro da Viola; às 14h bingo e a tarde dançante.

Os mais jovens têm programação depois da novena (19h), com DJ Allan Caetano e a banda Fonte Luminosa. A programação dos dias seguintes, segue na mesma toada, com os idosos, famílias e as crianças dominando as tardes e todo mundo se reunindo nas noites, até bem depois da meia-noite, já que os shows principais estão marcados para começar às 23h.

Pecadilhos

_DSC0025Depois de muita devoção, um pouco de gula, nenhuma preguiça, no último dia, a principal atração das últimas festas do Divino de Guaratuba, o bingão, desperta um pouco da ganância (avaritia).

O público assiste o final da Copa, acontece a missa de encerramento e os casais festeiros que estiveram a frente de alguma edição apresentam a escolha dos coordenadores para a festa do ano que vem: o casal festeiro mór 2015, honraria que, dependendo da vaidade de cada um (superbia) dá direito a ter a foto na entrada do evento e distribuída em milhares de folders e cartazes do evento.

 

Novenas na Festa do Divino Espírito Santo 2014

― Dia 4 (sexta-feira): Abertura da Novena e da Festa: Padre Parron (Provincial Redentorista);
― Dia 5 (sábado): Padre Kleina (Curitiba);
― Dia 6 (domingo): Dom João (Bispo de Paranaguá);
― Dia 7 (segunda-feira): Dom Moacir (Arcebispo de Curitiba);
― Dia 8 (terça-feira): Padre Marcos (Matinhos);
― Dia 9 (quarta-feira): Padre José (Paróquia São Francisco, Guaratuba);
― Dia 10 (quinta-feira): Padre Joe (Itapoá-SC);
― Dia 11 (sexta-feira): Padre Reginaldo Manzotti (Curitiba);
― Dia 12 (sábado): Padres Francisco Lima e Marcos Vinícius (Missionários Redentoristas em Guaratuba);
― Dia 13 (domingo): Encerramento dos Festejos e Anúncio do casal festeiro 2015: Padres Francisco Lima e Marcos Vinícius.

No telão, os autênticos festeiros
No telão, os autênticos festeiros
Fazendo cenário para o intenso comércio, a igreja construída em 1771
Fazendo cenário para o intenso comércio, a igreja construída em 1771
O Esquadrão da Limpeza Cidadã
O Esquadrão da Limpeza Cidadã
Mais do Esquadrão da Limpeza
Mais do esquadrão da Limpeza
Feirinha do artesanato voltou a ocupar seu espaço
Feirinha do artesanato voltou a ocupar seu espaço
Concorrendo com quinquilharias importadas, artesãos mostram seus trabalhos
Concorrendo com quinquilharias importadas, artesãos mostram seus trabalhos
Misto de feirinha "do Paraguai" e "do Brás"
Misto de feirinha “do Paraguai” e “do Brás”
Eleitor do Brejatuba, Nelson Justus participa em todos os anos
Eleitor do Brejatuba, Nelson Justus participa em todos os anos
Deputado aguarda entrevista com Marcello Fuja Loko
Deputado aguarda entrevista com Marcello Fuja Loko
O vice-prefeito Vandir, a prefeita Evani, seu genro Diego, o marido Gil e o cunhado Carlos
O vice-prefeito Vandir, a prefeita Evani, seu genro Diego, o marido Gil e o cunhado Carlos
Marcello Fuja Loko, da Rádio Litorânea
Marcello Fuja Loko, da Rádio Litorânea
Algaci Túlio, da Rádio Alternativa
Algaci Túlio, da Rádio Alternativa
Empresas locais também estão presentes
Empresas locais também estão presentes
A equipe da Saúde Municipal
A equipe da Saúde Municipal
A equipe do Centro de Convivência Municipal
A equipe do Centro de Convivência Municipal
Cultura com o terno de reis e música caipira da Família Dias. No telão, propaganda.
Cultura com o terno de reis e música caipira da Família Dias. No telão, propaganda.
Fotos: Correio do Litoral
Leia também