Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

PT de Guaratuba faz as pazes e vai a encontro com Gleisi

 

Gleisi e Joaquim Amorim, ex-presidente do PT de Guaratuba

Militantes do PT de Guaratuba participaram, neste sábado (22), em Curitiba, da reunião ampliada do Diretório Estadual em comemoração aos 34 anos do partido. A realização de reuniões abertas a todos os filiados é uma das novidades do diretório municipal que assumirá nos próximos dias.

Desenvolvimento do Litoral

A senadora Gleisi Hoffmann conversou com a reportagem do Correio do Litoral.com – antes de ser cercada pelo restante da imprensa – sobre de desenvolvimento da região litorânea. Segundo ela, a preservação ambiental não é um entrave intransponível ao desenvolvimento econômico, sobretudo do turismo, e sim, “uma vantagem”.

A pré-candidata disse que vai ouvir todos os municípios antes de divulgar seu programa de governo para o Litoral, mas antecipou a necessidade de investimentos em infraestrutura com preocupação na sustentabilidade tanto ambiental quando econômica e social. “Nosso Litoral é único em preservação da Mata Atlântica e em tradição. Precisa ter um projeto de desenvolvimento de acordo com suas características em com sua população”.

Respondendo à imprensa, comentou que a recente liminar da Justiça não vai atrapalhar a licitação das áreas públicas no Porto de Paranaguá. Ela explicou que a Justiça apenas pediu que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) responda às sugestões das empresas operadoras do porto. Segundo ela, o plano de licitação desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP) foi resultado de duas audiências públicas e considerou as sugestões de todos os segmentos, inclusive os operadores e da atual administração do porto.

Gleisi deu o tom da campanha

No encontro em Curitiba, foram definidas algumas datas do calendário eleitoral do partido, mas o destaque foi Gleisi Hoffmann, virtual candidata ao Governo do Paraná.

Gleisi discursou por mais de 20 minutos e deu o tom de sua campanha. A senadora fez um resumo das realizações dos 11 anos de governo do PT no Brasil, citando números dos avanços sociais, na educação e na economia. Também citou alguns investimentos federais no Paraná, assegurando que as principais obras no Estado são da União. Criticou a gestão do governador Beto Richa, sobretudo nas finanças. “O Estado do Paraná não pode mais perder a oportunidade de estar ao lado do Brasil”, declarou.

A pré-candidata agradeceu a compreensão dos militantes por não ter podido atender a todos os pedidos de visitas aos municípios no período em que esteve como ministra-chefe da Casa Civil e foi entusiasticamente aplaudida ao dizer que estará mais presente no Estado agora que reassumiu sua vaga no Senado. “Estou com muita disposição e vontade de andar por cada canto do Paraná”, declarou.

Fruet – O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), também compareceu ao encontro e reforçou a importância da unidade entre os partidos progressistas. “Desde o primeiro momento que estive com a Gleisi e a Dilma ficou claro o apoio e compromisso, com muita clareza, atitude e determinação, com o projeto de desenvolvimento para o Paraná e o Brasil. Minha presença aqui hoje é para reafirmar o empenho na construção desta unidade.”

Calendário petista

O encontro também serviu para definir algumas datas do calendário eleitoral do partido. O presidente do Diretório Estadual, deputado Enio Verri, colocou em votação as propostas já acordadas entre as principais lideranças, que foram aprovadas por aclamação. O dia 15 de abril fica definido como prazo para definir as alianças e o dia 20 de maio para definir a candidatura a senador da coligação. Ficou estabelecido que o prazo para apresentação de candidaturas nas eleições proporcionais é 30 de maio. Verri disse que o PT já tem 33 pré-candidatos a deputado estadual e 13 a federal.

Segundo do Diretório Estadual, mais de 700 petistas participaram do encontro, entre deputados, prefeitos, vices, vereadores, dirigentes estaduais e municipais e militantes. Cerca de 200 municípios, de todas as regiões do Paraná, estiveram representados.

Também estiveram presentes no ato os deputados federais Zeca Dirceu, Assis do Couto e Doutor Rosinha, os deputados estaduais Elton Welter, Tadeu Veneri, Péricles de Mello, Toninho Wandscheer e Professor Lemos, além da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves.

PT de Guaratuba terá reuniões abertas todo mês

A comitiva de Guaratuba, assim como as demais da região, foi recebida por Vanda Santana, de Antonina e da coordenação do PT no Litoral.

Compareceram os dois petistas que compõem administração da prefeita Evani Justus, o vice-prefeito Vandir Esmaniotto, que ocupa a secretaria de Cultura e Turismo, e o secretário de Pesca e Agricultura, Paulo Pinna.

Também estiveram presentes o atual presidente Joaquim Henrique Amorim e o futuro presidente Vilson Kruger da Luz “Linho”. Entre os militantes, estiveram presentes Renê Cordeiro Nunes, Luiz Carlos Sábio, Josi de Almeida Silva, Joel Miranda, Jandir Klein, Leticia Carla Simões Klein, João Maria Martins, Stanislaw Borecki e esses repórter. Alguns deles vão compor o novo Diretório Municipal que será empossado nos próximos dias.

A eleição interna em Guaratuba foi muito disputada e acabou com desclassificação pelo Diretório Estadual de uma das chapas ao Diretório Municipal. Em virtude da decisão, tomarão posse no Diretório apenas os membros da chapa “Democracia e Respeito”, mas a presidência ficará com o outro grupo, representado por Linho.

Em busca da unidade no partido, que ficou rachado com a eleição interna, Vandir Esmaniotto foi convidado para assumir a presidência de honra do PT de Guaratuba.

Durante a posse deverá ser definido o calendário anual de reuniões. A nova direção já informou que haverá reuniões mensais da Comissão Executiva em conjunto com o Diretório Municipal e abertas a todos os filiados.

Vandir Esmaniotto, com Gleisi Hoffmann, foi convidado a ser presidente de honra
Leia também