Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Festival de Cultura mostra arte fotográfica da Ilha do Mel

Fotografias feitas por crianças e adolescentes serão expostas durante Festival de Cultura do Litoral, em Paranaguá

De hoje (14) até o dia 20 de julho, Paranaguá recebe a exposição itinerante de fotografia “Pelo olhar da Ilha do Mel”, resultado de oficinas realizadas com crianças e adolescentes.

Durante o mesmo período, acontece na cidade o 11º Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral e o 2º Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá. As fotos ficarão expostas no hall do Teatro Municipal Rachel Costa.

A exposição é promovida pelo Ponto de Cultura – Cultura Viva da Ilha do Mel, que faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. As oficinas aconteceram durante os meses de março, abril e maio, com moradores da Ilha com idades entre 10 e 16 anos. O foco foi o aprendizado de conceitos sobre linguagem fotográfica, técnicas básicas de fotografia e edição de imagens.

“Usamos a metodologia da educomunicação, que mistura educação, comunicação e cultura. Realizamos práticas fotográficas com câmeras digitais e também com câmeras artesanais, produzidas por eles mesmos, com latas”, explica Adriana Marques Canha, coordenadora do projeto. “Aprendi a tirar fotos melhores. Tirar a foto na latinha e saber como mexer no manual da câmera foi o que mais gostei”, conta Lindsey Rodrigues Ledra, 13, uma das participantes do projeto.

Apoiam o projeto a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), a Associação de barqueiros do litoral norte do Paraná (Abaline), a Ticcolor – Laboratório Fotográfico, a Print It – Cópias, Impressões e Plotagens, Planet Signs – Comunicação Visual, Batista Letreiros e Ana Barrios Fotografia.

 

Exposição Itinerante “Pelo Olhar da Ilha do Mel”

Data: de 14 a 20 de julho de 2014
Local: Cine Teatro Municipal Rachel Costa – Rua Quinze de Novembro, 87 – Centro Histórico, Paranaguá (PR)

 

Sobre o Ponto de Cultura – Cultura Viva da Ilha do Mel

O Ponto de Cultura da Ilha do Mel é um projeto que realiza ações para valorizar a cultura caiçara e divulgar produtos criados por moradores da Ilha do Mel. Ele faz parte de uma rede nacional, do programa Cultura Viva (promovido pelo Ministério da Cultura), que tem o objetivo de ampliar a divulgação da cultura popular brasileira e garantir a sua diversidade.
Tem como focos a valorização da identidade local, a potencialização das expressões culturais, com a formação de agentes multiplicadores, e a difusão dessas ações. O projeto é realizado através do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Mais informações: culturailhadomel.wordpress.com

Leia também