Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Antologia das Cartas da Mata

Hoje quero lhes falar sobre como anda meu trabalho. Nos últimos nove anos escrevi 152 crônicas sobre a Mata Atlântica do litoral norte do Paraná e há exatamente um mês encerrei o envio para vocês. Agora estou me dedicando a preparar uma publicação contendo este material, para divulgar melhor essas histórias e as informações levantadas.

Fiquei muito feliz com as contribuições financeiras de vários leitores, o que tem me possibilitado continuar com meu trabalho e gostaria de agradecer de coração a todos que tem atendido o meu pedido de 21 de março último. A sua ajuda está me possibilitando entrar numa próxima etapa. Chegou a hora para me concentrar no desafio de publicar como livro uma parte dessas cartas. Vocês querem participar comigo no processo de seleção deste material?

Pensei que o livro poderia conter até dois quintos (2/5) do total das 152 cartas produzidas. Seriam 60.

Na Tabela 1 são listadas todas as cartas emitidas ao longo do período, com o título inalterado e com menção da data da sua emissão. Já que o título das cartas algumas vezes foi destinado mais a chamar a atenção do leitor, acrescentei nesta lista também os títulos das tabelas e apêndices inseridos, pois geralmente estes dão uma ideia muito melhor do assunto tratado na carta.

Após a emissão original da carta, sempre tenho mantido o seu conteúdo atualizado, tanto a parte textual quanto as tabelas e os apêndices.

Para integrar a planejada ‘antologia’, já escolhi 56 cartas, usando os seguintes critérios: a carta (i) foi bem acolhida pelos leitores, (ii) relata encontros ou acontecimentos especiais e (iii) tem um conteúdo leve, não muito técnico (foram excluídas todas as cartas contendo Apêndices).

Na Tabela 1, as cartas que selecionei são indicadas com o símbolo “+” na coluna Data da emissão original. Escolhi pelo menos uma carta de cada um dos treze capítulos.

Gostaria de pedir-lhes para escolher o restante das cartas a integrar a antologia. A sua contribuição nisso será de grande valor.

Proponho como título do livro “Cartas da Mata”, ou “Cartas da Mata Atlântica”. Por favor, diga-me qual título vocês preferem.

Qualquer outra sugestão sua será muitíssimo apreciada.

Desde já muito obrigado!

André

Acesse a lista das cartas de André de Meijer sobre a Mata Atlântica do Paraná, produzidas e distribuídas desde outubro de 2005 – arquivo em PDF

 Antologia das Cartas

Leia também