Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Renato Teixeira abre o 24º Festival de Inverno da UFPR

renato-teixeira-inverno-2014Começa no sábado (19) o 24º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.

O destaque do primeiro dia do evento é o show de Renato Teixeira. Acompanhado por banda completa, o cantor e compositor, traz ao público um formato de show que mescla grandes sucessos de sua carreira com hits da música nacional de raiz, ou caipira como gosta de chamar.

Neste final de semana o festival ainda terá atrações como o show de Kátia Drummond, a peça de teatro “Encantos dos cantos” e apresentações de grupos musicais da UFPR como o grupo de MPB “À brasileira”, além do Coro e da Orquestra Filarmônica da universidade. Toda a programação cultural do festival é de entrada franca. Outras informações e a programação completa do festival estão disponíveis no site e na página do Facebook do evento (www.facebook.com/FestivalDeInvernoDaUfpr).

Sobre o festival

O Festival de Inverno da UFPR chega, em 2014, à sua 24° edição. Entre os dias 19 e 26 de Julho, a cidade de Antonina, no litoral do estado do Paraná, receberá diversas oficinas e espetáculos voltados tanto para a comunidade local, quanto universitária. O evento é uma ação que ocorre com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Prefeitura Municipal, a Caixa Econômica Federal, a Itaipu Binacional, a Ecovia e a Copel.

Com o objetivo de tornar o evento mais integrado com a comunidade antoninense, desde fevereiro a UFPR vem desenvolvendo atividades de formação com os professores das redes municipal e estadual, o que possibilitará uma continuidade destas atividades ao longo do ano. O Festival de Inverno da UFPR ofertará também mais de 25 oficinas, voltadas para diferentes áreas e divididas nas categorias: infantil, adulta, aprimoramento e arte-educação. Visando a democratização do evento e o incentivo à participação da população antoninense, de toda a comunidade acadêmica e externa, as inscrições para as oficinas de 2014 foram gratuitas e se encerraram no dia 7 de Julho com uma participação expressiva nas vagas ofertadas. O alojamento é ofertado para os inscritos em oficinas, e estará disponível entre os dias 19 e 27 de Julho.

O Festival é uma alternativa para quem procura sair da rotina e deseja ter contato com atrações culturais e artísticas. As atividades ofertadas agregam crianças, jovens e adultos e passam pela dança, teatro e música, do popular ao erudito. Os mais de 35 espetáculos serão realizados em diversos espaços, como igreja, teatro e ruas da cidade. O compositor e cantor Renato Teixeira irá se apresentar na abertura do Festival no dia 19. Já no dia 26, a banda Móveis Coloniais de Acaju irá participar do encerramento do evento. A Programação completa dos espetáculos está disponível no site do evento.

Além disso, acontecerão atividades paralelas, como a Mostra de Cinema do SESC, Passeio de Cicloturismo do Programa Ciclovida, Oficina de Escotismo do Grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho, exposições, palestras, lançamento de livros da Editora UFPR e as atividades do GEPLEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade, que irão atuar na Praça Coronel Macedo e nas escolas da cidade.

Fonte: UFPR
Leia também