Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Já começaram as obras do novo hospital de Guaratuba

O prefeito Roberto Justus e o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, assinaram, na quarta-feira (5), a ordem de serviço para a construção do novo hospital municipal de Guaratuba e a obra começou no mesmo dia. O contrato estabelece que tem estar concluído em 12 meses.

O recurso para a construção foi conseguido pelo prefeito e pelo deputado Nelson Justus com o Governo do Paraná. “Nossa gratidão ao secretário (de Estado da Saúde) Beto Preto, que foi atrás desse recurso desde o dia em que inauguramos a reforma do Pronto Socorro (em setembro de 2019). Uma importante parceria para nossa cidade com o secretário e com o governador Ratinho Junior, que viabilizou esse recurso”, lembra Roberto. Na formalização do convênio, em junho deste ano, o documento levou a assinatura do prefeito, de Beto Preto, de Nelson Justus e do secretário Gabriel Modesto.

O governo destinou até R$ 1,4 milhão para o projeto. Na licitação, o valor caiu para aproximadamente R$ 1,1 milhão.

O hospital maternidade será erguido ao lado do Pronto Socorro, que vai continuar funcionando normalmente durante a obra. “Após a conclusão, Guaratuba passará a contar com um serviço de saúde 24 horas em um único lugar, otimizando os recursos e ampliando a qualidade do atendimento”, explicou o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto.

A unidade terá uma estrutura ampla e moderna, contando com novos equipamentos e mais recursos aos pacientes atendidos e internados no setor cirúrgico, clínico, pediátrico e na maternidade. Terá salas de estabilização, um centro para cirurgias de pequena e média complexidades e atenderá as emergências.

Outras melhorias na saúde

O prefeito Roberto lembra que a construção do novo hospital municipal vai permitir outras melhorias no atendimento de saúde. “O prédio da antiga Santa Casa onde fica o atual hospital (que está sendo adquirido pelo Município) vai abrigar a nova Unidade Básica de Saúde do Centro, o que vai diminuir o movimento na UBS de Caieiras e melhorar o acesso da população da região central”, explica.

O atual hospital também vai sediar o novo Centro de Especialidades, que hoje funciona no Eliane-Nereidas, e cujo prédio será transformado em mais uma Unidade Básica de Saúde para atender os moradores destes dois bairros.

O prefeito e o secretário Gabriel Modesto assinaram ordem de serviço

Nova UBS no Rasgadinho vai atender mais de 200 famílias

Na manhã da sexta-feira (7), Roberto Justus e Gabriel Modesto inauguraram mais uma Unidade Básica de Saúde em Guaratuba, desta vez na localidade rural do Rasgadinho.

O prefeito explicou que o novo posto de saúde vai atender mais 200 famílias das localidades de Rasgado e Rasgadinho que precisavam se deslocar até o Cubatão ou a Limeira – que ficam a mais de 10 quilômetros de distância.

Durante a inauguração, o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, afirmou que a nova UBS vai melhorar a prevenção de saúde nas duas comunidades.

O secretário explicou que um funcionário atenderá a população diariamente para entrega de medicamentos, inclusive os de uso contínuo, pesagem das crianças, entrega do programa “Leite das Crianças”, entre outros serviços. Um médico e um profissional de enfermagem vão atender uma vez por semana, nas quartas-feiras.

Foto: Rádio Litorânea
Leia também