Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Rebimar oferece curso grátis de GPS para pescadores profissionais

Foto: Gustavo AquinoO Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), realizado pela Associação MarBrasil, com patrocínio da Petrobras, oferece o curso de Uso de GPS para pescadores profissionais.

A ação é gratuita e acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho em comunidades de Pontal do Paraná e Matinhos.

Os pescadores serão capacitados para o manuseio do equipamento e, ao término do curso, receberão uma declaração. Os participantes também poderão colaborar com as pesquisas do Rebimar.

“Após a conclusão do curso a ideia é que os pescadores artesanais, através de um mapeamento participativo, auxiliem o projeto no levantamento de habitats que sejam importantes para a conservação da biodiversidade marinha e para a pesca da zona costeira do Paraná”, relata a coordenadora do Rebimar, Lilyane de Oliveira Santos.

Para o coordenador de pesca da Associação MarBrasil, Maurício de Castro Robert, a princípio pode parecer ingênuo pensar que os pescadores precisam de alguma tecnologia para encontrar as redes, mas em dias nublados o equipamento pode ajudar. “É comum que as redes não sejam encontradas em dias com pouca visibilidade. Dessa forma os peixes e outros organismos retidos nas redes não são recolhidos e acabam apodrecendo. Outra utilidade, até no que se refere à segurança, é a facilidade de encontrar o caminho de volta ao porto. Também obstáculos submersos (engates e pegadores) podem ser registrados nos GPSs, evitando dessa forma a perda e extravio de redes”.

Programação

Matinhos
Data: 22/07/2014
Horário: 17hs
Local: Sala de Reuniões da Colônia (Igreja)

Pontal do Sul/Atami
Data: 23/07/2014
Horário: 17hs
Local: Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho

Carmery/Olho D’água/Guapê e Shangri-lá
Data: 24/07/2014
Horário: 17hs
Local: Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho

Ipanema/Canoas/Praia de Leste
Data: 25/07/2014
Horário: 17hs
Local: Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho

Barrancos
Data: 26/07/2014
Horário: 17hs
Local: Barracão

Fonte: MarBrasil / Gabriela Perecin
Foto: Correio do Litoral
Leia também