Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Appa apresenta projetos para o setor Leste do porto

IMG_3416Nesta segunda-feira (28), a Administração dos Portos do Paraná (Appa) apresentou o conceito arquitetônico desenvolvido no projeto do novo setor Leste do Porto de Paranaguá.

Participaram da audiência pública, conduzida pelo diretor-presidente Luiz Henrique Dividino, e pelo arquiteto responsável pelo trabalho, Ricardo Amaral, representantes da área de turismo e hotelaria, engenharia, operadores portuários, Prefeitura de Paranaguá e órgãos ambientais.

Além de conhecerem as projeções do complexo de turismo, da área de convivência e lazer, e outros empreendimentos do porto, os participantes receberam o edital de chamamento público e puderam tirar dúvidas sobre os trâmites que se seguem a essa audiência.

“Este é um primeiro encontro para apresentarmos que conceito temos definido para recuperarmos essa área no setor Leste – localizada atrás do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá – e fazermos do local um portfólio para atrair novos investimentos e desenvolvimento para a cidade e o Litoral como um todo”, afirmou o diretor-presidente.

O prazo para que os interessados se manifestem formalmente para os estudos de viabilidade dos novos empreendimentos está correndo desde o dia 25 de junho, mas a qualquer momento os questionamentos podem ser feitos.

“A partir de agora, com conhecimento da comunidade e em transparência, estamos destinando uma equipe específica para atender as demandas que vierem e as dúvidas sobre essas novas oportunidades de parceria – tanto serve para a iniciativa privada quanto à Prefeitura de Paranaguá, que também tem interesse em incrementar o turismo na cidade”, disse Dividino.

Sob o número 001/2014, o Edital de Chamamento Público ficará disponível no site da Appa. Em princípio, os requerimentos dos interessados em participarem dos estudos de viabilidade poderão ser entregues até o dia 13 de agosto.

Projeto – O projeto conceitual desenvolvido e apresentado pelo arquiteto Ricardo Amaral prevê um terminal de passageiros, centro de convivência, novos centros administrativo e operacional, marina, heliporto, hotel, restaurante, área de lazer (com pistas de caminhada e ciclovia). Ao todo, no setor Leste do Porto de Paranaguá, são 24 novos empreendimentos previstos.

“Esse anteprojeto contempla todo o desenvolvimento leste da área portuária. Neste desenvolvimento, a preocupação está sendo no sentido de integrar essa nova área à cidade, ao sistema viário de Paranaguá, para que leve ao desenvolvimento do turismo, lazer e cultura da cidade como um todo”, explicou o arquiteto.

De acordo com Amaral, com essa área recuperada e desenvolvida a expectativa é de que não apenas a área do entorno, mas toda Paranaguá se valorize. “Quando você faz uma interferência na área urbana, que a qualifique, que qualifique a relação imobiliária, certamente outros investimentos virão. O que se está procurando é requalificar uma área que hoje está um pouco aquém das expectativas, degradada inclusive”, completou.

Sobre as questões ambientais que surgem com essa nova possibilidade para o setor Leste, ele disse que é um desafio. “Esse é um estudo preliminar ainda, um anteprojeto. Com a execução dos projetos dos empreendimentos em si, a questão do licenciamento ambiental e de sustentabilidade certamente será definida”, conclui.

Leia também