Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Início do Mais Médicos tem boa aceitação no Litoral do Paraná

Todos os profissionais do Mais Médicos nos sete municípios do Litoral do Paraná realizaram, na quinta-feira (31), a primeira reunião de avaliação do projeto.

A reunião, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), acontece dois meses depois da chegada dos profissionais. Ao todo, 32 médicos foram enviados pelo governo federal para atender a saúde básica no Litoral do Paraná.

No dia 29, em Matinhos, a senadora Gleisi Hoffmann antecipou o início de uma segunda fase do projeto, que vai atender a carência de especialidades, o “Mais Médicos Especialistas”. A candidata a governadora também incluiu em seu plano de governo a implantação de um programa estadual nos mesmos moldes. Hoje, o governo federal paga os salários dos médicos contratados e as prefeituras bancam um auxílio-alimentação e um auxílio-moradia. O governo estadual não participa.

A reunião de avaliação do “Mais Médicos” no Litoral foi conduzida pelo tutor do programa e representante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Guilherme Albuquerque.

Os profissionais foram ouvidos e relataram suas primeiras experiências, bem como reação da população e necessidades para melhorar o atendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa), os profissionais destinados ao município ressaltaram a boa acolhida e aceitação da população e o fato de estarem em atendimento regular em uma única unidade de saúde, o que facilita o trabalho e acompanhamento dos pacientes. Também relataram dificuldades, como o atendimento por especialistas e profissionais da atenção secundária, informou a secretaria.

Edição: Correio do Litoral.com com informações e fotos da Prefeitura de Paranaguá / Marcos Silva
Leia também