Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba realiza solenidade de dispensa do serviço militar

reservistas-guaratuba-2014dCerca de 150 jovens participaram, nesta terça-feira (12), em Guaratuba, participaram da solenidade de dispensa do serviço militar.

A solenidade foi conduzida pelo 1º tenente do Exército Sergio de Assis, delegado da 2ª Delegacia do Serviço Militar, com sede em São José dos Pinhais, e pelo secretário da Junta de Serviço Militar de Guaratuba, Claudici Caldeira (Ratinho).

Autoridades e familiares prestigiaram o evento, realizado pela manhã no Ginásio de Esportes Governador José Richa.

A prefeita Evani Justus destacou a importância do evento para os jovens não só pelo aspecito de compromisso que eles assumem com a Pátria, mas por se tratar de um rito de passagem para a fase adulta, quando os meninos se transformam em homens. Evani também lembrou que o documento que eles receberam deve ser guardado com muito cuidado pois é indispensávl em diversas situações, inclusive para posse no serviço público.

A prefeita entregou os primeiros certificados às mães, que fizeram a entrega a seus filhos. Em seguida, percorreu a fila entregando o documento para a maioria dos jovens. As demais autoridades presentes também fizeram entregas, ficando como padrinhos dos reservistas: o vice-prefeito Vandir Esmaniotto, o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, os secretários municipais Claudio Nazário (Governo, Urbanismo e Administração), Alberto Milléo (Esporte e Lazer), Gabriel Gonçalves (Turismo e Cultura), e os vereadores Maria Batista, Ana Maria Correia, Almir Troyner, Itamar Junior e Juarez Temóteo e o delgado de Polícia Civil José Sudário.

Compromisso dos Reservistas

Antes das entregas dos certificados, todos cantaram o Hino Nacional. Os rapazes fizeram o juramento à bandeira, as saudações militares e preferiram o compromisso dos reservistas previstos no Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966:

“Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida”.

reservistas-guaratuba-2014e reservistas-guaratuba-2014c reservistas-guaratuba-2014b reservistas-guaratuba-2014a reservistas-guaratuba-2014-3 reservistas-guaratuba-2014-2 reservistas-guaratuba-2014-1 reservistas-guaratuba-2014-4 reservistas-guaratuba-2014d
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leia também