Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Jornalista lança “Com os Pés na Lama”, história de pescadores de Guaraqueçaba

230784_426786_foto_3 (Copy)A frase “com os pés na lama”, dita por um pescador do manguezal da Vila Almeida, em Guaraqueçaba, ficou na cabeça do jornalista e professor Robson Custódio. Acabou sendo o título do livro que ele lançou na segunda-feira (11), em Curitiba, pela Editora Íthala.

A obra é resultado da vivência do autor na região, que também foi tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na UniBrasil. Por vários meses, Robson viveu a realidade dos moradores, compartilhou suas casas, alimentação e trabalho no mangue e contou tudo isso em “Com os Pés na Lama”.

São quase 130 páginas, recheadas de fotografias e passagens ricas em detalhes. Linguagem de fácil compreensão, o livro apresenta a realidade, denúncias, tristezas e alegrias, costumes, cultura, religião e ironias dos pescadores. Composto por seis capítulos, o livro conta com o prefácio de José Carlos Fernandes, jornalista da Gazeta do Povo, e apresentação de Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de jornalismo da UniBrasil e orientadora do projeto na época.

Na concorrida noite de autógrafos, na Livrarias Curitiba, do ParkShopping Barigui, Robson Custódio agradeceu o apoio que recebeu da família, dos amigos, colegas de profissão e de alunos. “Foi um período gratificante para mim como jornalista, escritor, professor e ser humano. Aprendi muito com os moradores da Vila Almeida. Ri com eles, sofri com eles; vivi a vida deles durante muitos meses. Foi um trabalho interessante, produtivo. Fase de descobertas e de conhecimento de peculiaridades e histórias dessa gente que luta pela sobrevivência”, relatou.

Para o autor, “Com os Pés na Lama” preserva e resgata a cultura e a história dos pescadores de mangues. “Essa também foi minha intenção ao escrever o livro”, observou. “A partir do momento em que entrei na região tive a certeza de que ali haviam muitas histórias, de pessoas e aventuras, para serem descobertas. O mangue não é fácil para ninguém, então contar a vida desses pescadores seria uma oportunidade para termos um olhar mais atento a eles”, colocou.

Sobre o autor- Robson Custódio nasceu em Alta Floresta, no extremo norte do Mato Grosso, em 1989. É jornalista e professor, pós-graduado em Jornalismo Literário. No jornalismo, começou a caminhada em assessorias de imprensa e veículos diários. Na docência, como voluntário em um curso pré-vestibular. Hoje, reveza-se entre as produções editoriais e as salas de aula. Em 2011, foi finalista do Prêmio Expocom da Região Sul, na categoria livro-reportagem.

 

Ficha técnica
Título: “Com os Pés na Lama – histórias de pescadores e a sobrevivência no manguezal”
Autor: jornalista e professor Robson Custódio
Prefácio: jornalista José Carlos Fernandes, Gazeta do Povo.
Apresentação: professora Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de Jornalismo da UniBrasil
Editora Íthala
Páginas: 138
ISBN: 978-85-61868-73-4

 

 

 

Livro pode ser adquirido pela Internet:
http://www.ithala.com.br/seleciona_produto.php?idProduto=70

Editora Íthala – Rua Aureliano Azevedo da Silveira, 49 – São João – Curitiba – PR
(41) 3093 – 5252 – 3093-5257 – www.ithala.com.br[email protected]

 

Leia também