Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Estudantes de Antonina voltam a monitorar rio Santa Cruz

Alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Brasílio Machado, Antonina, fizeram na tarde desta segunda-feira (18) a primeira coleta e análise da qualidade da água do rio Santa Cruz.

Os estudantes participam do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido pela Sanepar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Unilivre. O gestor em educação socioambiental da Sanepar Guillherme Zavataro conta que o projeto já havia desenvolvido em 2013 na mesma escola e que foi bem-aceito pelos alunos, professores e pela comunidade beneficiada, por isto está sendo repetido.

No primeiro semestre os alunos receberam o conteúdo teórico. Este segundo semestre será dedicado para as atividades práticas e saídas de campo. Ao todo serão três monitoramentos da qualidade da água, um mutirão de plantio de mata ciliar e um mutirão de coleta de resíduos sólidos nas margens do rio. Os alunos também estão aproveitando o projeto para realizarem os estágios s do curso de Técnico em Meio Ambiente.

Poluição no afluente – A novidade do projeto de 2014 é que os alunos resolveram em comum acordo aumentar um ponto de monitoramento para alcançar também um pequeno afluente do rio Santa Cruz. Já no primeiro monitoramento foi verificado que nesse pequeno afluente houve aumento da quantidade de amônia, que é um importante indicador de contaminação da qualidade da água, comparando com os demais pontos de monitoramento.

Guilherme Zavataro lembrou aos alunos que o rio Santa Cruz foi escolhido em 2013 pois estudos demonstraram que ele é um importante ponto de drenagem urbana da cidade de Morretes e responsável por pontos de inundação no bairro Raia Velha.

Outra novidade do projeto de 2014 é a realização de um seminário de socialização das informações, onde os alunos que participam do projeto apresentarão os resultados para toda comunidade escolar.

Leia também