Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes de Guaraqueçaba expõem trabalhos inspirados em Michaud

michaud-estudantes

Na quinta-feira, 11 de setembro, às 14h30, ocorre a abertura da mostra “Willian Michaud e a arte em Guaraqueçaba”, que reúne releituras de obras de Michaud feitas pelos alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, situado na cidade litorânea.

A ideia foi resgatar junto aos alunos a história do artista que adotou Guaraqueçaba como lar e retratou suas paisagens e o cotidiano de seus habitantes. Na abertura os estudantes farão apresentações de Fandango Caiçara e Auto do Boi Ventura.

Willian Michaud nasceu na Suíça em 1829 e aos 20 anos se mudou para o Brasil, vivendo inicialmente no Rio de Janeiro. Após chegar a Guaraqueçaba, em 1852, se casou e teve nove filhos. Exerceu diversas atividades, entre elas professor, agente do correio e até juiz de paz.

Suas atividades principais estavam ligadas à agricultura e pecuária. Começou a se dedicar a arte 30 anos depois de sua chegada ao município. Considerado um desenhista autodidata, tinha na natureza sua principal inspiração. Suas imagens retratam as paisagens da ilha de Superagui e o cotidiano de seus habitantes.

Centro Juvenil de Artes Plásticas

O CJAP tem como objetivo promover a cultura entre crianças e adolescentes propiciando uma aproximação com a arte. Em seus 60 anos de existência, nomes conhecidos das artes plásticas passaram pelo espaço, entre eles Carlos Eduardo Zimmermann, Eliane Prolik, Francisco Faria, Iza Figueredo, Jacira Grácia Pereira, Lina Iara Otto, Luiz Antonio Gagliastri, Maria Leocádia de Brito, Marcos Bento, Nésia Pinheiro Machado, Pedro Innocente e Rossana Guimarães.

 

Exposição “Willian Michaud e a arte em Guaraqueçaba”

Abertura: 11 de setembro de 2014, às 14h30
Até 17 de outubro de 2014
Entrada franca
Centro Juvenil de Artes Plásticas
Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco – Curitiba
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Informações: (41) 3223-3805

superagui-william-michaud-sem-data

Leia também