Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Balneabilidade melhora e Litoral tem 11 pontos impróprios ao banho

O sexto boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra emitido nesta sexta-feira (22) aponta que melhorou as condições em um ponto no Litoral do Paraná. O rio do Nunes, próximo à ponte da PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho.

Dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, foi considerada imprópria. Além disso, há 10 desembocaduras de rios e canais reprovados o ano todo.

No Interior, o rio Paranapanema permanece como único local impróprio ao banho.

Um ponto impróprio apresenta quantidade alta de contaminação de origem fecal, sendo prejudicial à saúde. “Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Litoral – Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

Interior – Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Monitoramento – O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Leia também