Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Motirõ mostra que solidariedade também é bom para os negócios

IMG_7675

A Motirõ Sociedade Cooperativa prossegue difundindo conceitos e práticas de responsabilidade social, sustentabilidade e solidariedade em empresas e agroindústrias familiares do Litoral do Paraná.  Próximo mutirão será nesta sexta-feira (19), na Cachoeira Quintilha

A cooperativa tem atuado na difusão da economia solidária e na sustentabilidade ambiental. Um dos projetos criados é o SAL (Sistema Agroalimentar Localizado), que tem apoio da Petrobras.

No dia 29 de agosto, a equipe técnica do projeto promoveu dois dias de mutirões no Restaurante e Lanchonete Andrioli, ponto de comércio do casal Gabriel Petriv e Josefa Petriv, localizado as margens da PR 508 ( Alexandra-Matinhos).

A partir do levantamento feito durante um ano de trabalho e através do resultado de documentos como o diagnóstico organizacional e um plano de negócios, feitos de forma participativa, pudemos perceber algumas demandas de serviço na estrutura do empreendimento. Foi identificado o interesse do casal na melhoria da aparência do empreendimento e que algumas atividades poderiam ser realizadas sem muito custo se fossem feitas de forma coletiva e com mão de obra voluntária.

A ação no Restaurante Andrioli foi dividida em dois encontros devido a atividades que ficaram pendentes no primeiro dia. A equipe que esteve trabalhando no dia contou com participantes da Motirõ e colaboradores, como representantes da Cachoeira Quintilha e Recanto dos Coqueiros, que também são beneficiários do Projeto SAL.

Os participantes auxiliarem os proprietários a realizar algumas melhorias necessárias, como pintar todo o estabelecimento, colocar e pintar as portas dos banheiros, limpeza da fachada da propriedade e instalação de “bituqueiros” ao lado de fora, terminando o dia com uma conversa sobre a manutenção das melhorias do estabelecimento e sobre como continuar praticando melhorias no local, não deixando que essa iniciativa, a e vontade de melhorar termine após o mutirão.

“Essa foi apenas a primeira ação de mutirão realizada, a partir dessa pudemos perceber como será e como deverão ser organizadas as próximas atividades”, informa Caroline Mendonça, aluna de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. “Também consideramos um avanço no projeto a participação de beneficiários de outras propriedades, demonstrando que as ações em conjunto estão alimentando o sentimento de coletividade e colaboração”, avalia.

O próximo mutirão acontecerá nesta sexta-feira (19), na propriedade Cachoeira Quintilha, também na PR 508. Os interessados em participar deverão entrar em contato com a equipe Motirõ – rua Guarapuava, Matinhos ou pelo site (http://www.motiro.org/contato-e-localizacao.html)

IMG_7575

Fonte e fotos: Motirõ / Caroline Mendonça
Leia também