Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Matinhos: Prefeitura X Centro Cultural

centro-cultural-ufpr-litoral-matinhosNo final de 2013, a Prefeitura Municipal de Matinhos, protocolou um pedido para que a UFPR Litoral desocupe o imóvel no qual o Centro Cultural UFPR Litoral está localizado (Av. Paraná, 550 Tabuleiro – Matinhos/PR – CEP 83260-000).

Porém este imóvel só foi ocupado pela UFPR Litoral porque o mesmo estava completamente abandonado. O imóvel, antes pertencente a Prefeitura de Matinhos, foi transferido para a empresa pública (sociedade de economia mista) denominada Centro de Animação Turística e Cultural de Caiobá S/A. Esta empresa teve origem num projeto proposto pela PREFEITURA DE MATINHOS ao Conselho Nacional de Turismo em 1989 e contava com a participação societária (financeira) de 47% do FUNGETUR (empresa brasileira de turismo do governo federal), 20% do FESTUR (fundação de esporte e turismo do estado do PR), 28% da Prefeitura de Matinhos e 3% do Setor Privado. Ou seja, foram investidos recursos públicos que hoje, segundo relatório de gestão da FUNGETUR de 2012, representam para o FUNGETUR um prejuízo de R$ 322.420,25.

Para poder utilizar o imóvel (que se encontrava em situação precária pelo abandono), a UFPR investiu em torno de R$ 800.000,00 só na reforma do espaço – isso sem considerar o investimento em equipamentos, materiais e funcionários. Porque tirar o Centro Cultural UFPR Litoral do imóvel se ele desenvolve hoje as ações que o Centro de Convenções de Caiobá deveria desenvolver?? Caso o Centro Cultural UFPR Litoral tenha que sair do imóvel, para onde ele iria?? A UFPR Litoral não possui espaço para abrigá-lo… Além do mais, todo o investimento público realizado seria desperdiçado.

Apenas para ilustrar, no primeiro semestre de 2014 o Centro Cultural recebeu 326 inscrições para suas atividades e oficinas – que são abertas e gratuitas para população local e mediadas por voluntários – sendo que destas 78% são de pessoas da comunidade externa e 22% da comunidade interna a UFPR. Ou seja, a COMUNIDADE é a maior beneficiada pelas ações do Centro Cultural UFPR Litoral!

Diante do exposto, gostaríamos de contar com o apoio de toda população litorânea para que assinem o ABAIXO-ASSINADO disponível na secretaria do Centro Cultural UFPR Litoral e na recepção do Setor Litoral que solicita que a posse do imóvel onde se situa atualmente o Centro Cultural UFPR Litoral seja transferida para a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, para que ela continue desenvolvendo suas ações, as quais são de extrema relevância para o desenvolvimento social, cultural e regional da cidade de Matinhos/PR.

Daniel

 

Leia também
Comentários
Carregando...