Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

População mostra relação entre porto e meio ambiente

Natural de Guaratuba e moradora de Paranaguá há 14 anos, a primeira colocada Elizabete da Silva Pereira é guia de turismo e tem a fotografia como paixão.
Natural de Guaratuba e moradora de Paranaguá há 14 anos, a primeira colocada Elizabete da Silva Pereira é guia de turismo e tem a fotografia como paixão.

Até o início de 2015, o hall do Centro Administrativo do Porto de Paranaguá apresenta imagens feitas pela população da região, que registra a relação da atividade portuária com a natureza.

A exposição “Porto e Sustentabilidade” é aberta ao público, em horário comercial (das 8h às 18h).

São 15 imagens selecionadas entre 60 inscritas no Concurso Fotográfico “Porto e Sustentabilidade”, promovido em comemoração à Semana de Meio Ambiente – no último mês de maio.

A primeira colocada no concurso foi a foto de Elizabete da Silva Pereira, cuja imagem traz um flamingo, com um navio ao fundo, tirada na comunidade de Medeiros, em Guaraqueçaba. Natural de Guaratuba e moradora de Paranaguá há 14 anos, ela é guia de turismo e tem a fotografia como paixão.

“Eu adoro fotografar, principalmente paisagens. Essa foto eu fiz por volta das oito da manhã, quando eu retornava do povoado de Medeiros. Eu sempre ando com a câmera na mão. Quando olhei, vi aquela paisagem que nunca tinha visto”, conta a artista.

Elizabete ficou sabendo do concurso pela televisão e contou com a ajuda da filha para selecionar esta, entre tantas imagens que já guarda das paisagens do entorno dos Portos do Paraná.

“É um prazer para a população poder participar das atividades do Porto, principalmente quando divulga também o meio ambiente. Muitas pessoas não têm oportunidade de fazer esses trajetos que vivemos aqui. E toda vez que passamos, é uma cena nova. Não deixe de ser um olhar de poesia para o Porto e nossa região”, comenta.

Em segundo lugar, foi selecionada a foto tirada por Thiago Breginski (Menino saltando do trapiche, próximo ao píer de inflamáveis) e, em terceiro, a de Adriano de Almeida (do menino se banhando próximo à área do Porto). A 4º colocada, que recebeu menção honrosa, foi a foto de Amauri Martins de Souza Filho (do berço 201, visto da direção do Rocio). Em quinto lugar, ficou a de Paulo Bastos, escolhidas pela população, através de ‘curtidas’ na página da Appa no Facebook (a imagem de três canoas enfeitadas ao lado de um navio ro-ro).

Essas cinco primeiras selecionadas – além da exposição – farão parte das imagens do livro comemorativo aos 80 anos do Porto de Paranaguá, no ano que vem.

Os demais artistas selecionados para a exposição foram Alessandro Romero Xavier, Anderson Amorim, Andrielli Maryan Medeiros, Ariosvaldo Gouveia Júnior, Dionaldo Faria Correa, Guilherme Costa de Toledo, Ismael Alves Zela, Luiz Carlos Miranda (Carlinhos), Pedro Dário Pereira Neto e Rodolfo Almeida Bonaldi.

Processo – O resultado do concurso foi divulgado aos inscritos, no início de junho. As imagens da exposição foram selecionadas pela comissão formada por fotógrafos e outros profissionais das artes e da área de Meio Ambiente. Foram jurados, os fotógrafos Valquir Aureliano, Márcio Tibiletti e Denis Ferreira Neto, o artista Celso Luck, a chefe da Assessoria de Comunicação da Appa, Sâmar Razzak, e o chefe regional do IAP, Cyrus Daldin.

Fonte: Appa

Leia também