Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Apesar de depredações, estudantes seguem cuidando do rio Matinhos

Apesar de depredações, estudantes seguem cuidando do rio Matinhos

Alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara realizaram na manhã dessa terça-feira (18) a terceira e última etapa do monitoramento da qualidade da água do rio Matinhos.

Além do monitoramento, os alunos dividiram-se em equipes para realizarem uma sensibilização da comunidade do entorno para preservação e conservação do rio, abordando às famílias e distribuindo material educativo.

Para finalização do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, foi programado para os dias 2 e 3 de dezembro um seminário para socialização das informações para toda comunidade escolar, que será realizado na própria escola e aberta aos pais e interessados.

Durante a realização dos trabalhos os alunos observaram que as mudas de árvores nativas plantadas na etapa anterior de reconstituição da mata ciliar foram arrancadas e outras danificadas. O pau-brasil, cedido pelo Horto Municipal de Guaratuba e plantado para selar o pacto de união para preservação dos rios foi danificado, causando grande tristeza entre os alunos.

Encontro de integração

Com o objetivo de trocar as experiências adquiridas com o projeto 2014, nos dias 8 e 9 de dezembro será realizado em Curitiba um grande encontro de integração entre alunos e professores de todos os colégios do Paraná. O objetivo é debater e aprimorar o projeto para 2015, ouvindo os relatos das pessoas que diretamente executaram o projeto. Foram escolhidos para representar o Colégio Estadual Gabriel de Lara no encontro o professor Marcelo dos Santos Souza Taka e a aluna Kathlyn Bueno dos Santos.

Prêmio ANA 2014

O Prêmio ANA 2014, promovido pela Agência Nacional de Águas, recebeu 452 inscrições de práticas sustentáveis em sete categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para 3 de dezembro, em Brasília.

O projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” foi escolhido finalista no segmento Empresa. Os números do projeto são realmente impressionantes, envolvendo 28 municípios do Paraná, 37 escolas e mais de 1.800 alunos.

Fonte e fotos: Blog de Guilherme Zavataro – http://bloguilhermezavataro.wordpress.com/
Leia também