Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Juquiá no Dia Mundial da Água

Roberto j PuglieseAs autoridades de Juquiá recentemente comemoraram o dia da água, navegando pelo rio Juquiá, tradicional e histórico leito de comunicação.

A cidade situada no Vale do Ribeira, no litoral sul paulista, é voltada para o aludido rio, assim como Miracatu, Registro, Sete Barras e as demais da mesma região. O bom observador notará que as igrejas situadas nas principais praças dessas cidades estão sempre voltadas para os rios tributários do Ribeira. Assim ocorre em Jacupiranga, Iporanga e Cajati entre outras. Eldorado é a única exceção.

O passeio aconteceu no último dia 15 de novembro comandado pelo Departamento de Meio Ambiente, onde também foi promovido comemoração pela preservação do rio Juquiá.

O porto de Areias Vieira foi o ponto de partida na qual a embarcação saiu dorRio Juquiá rumo a barra onde se encontram os rios Assungui e São Lourenço, responsáveis pela formação do rio Juquiá.

Foi um evento educativo com lições de ecologia e história local destinada aos passageiros, na maioria alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

É preciso lembrar e deixar a população ciente que a escassez de água potável nas regiões metropolitanas paulistana e curitibana estão aguçando interesses em reverter o leito desses cursos hídricos e desviar o rio Ribeira para abastecer essas cidades superpopulosas.

A sociedade do Vale do Ribeira e as autoridades locais têm que estar atentas pois o dano ecológico será inimaginável.

Roberto J. Pugliese é autor de “Terrenos de Marinha e seus Acrescidos”

[email protected]

Leia também