Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral recebe 12 mil doses para começar a vacinar novos grupos

Guaratuba realizou vacinação em dois dias nesta semana, com um total de 1.320 doses aplicadas. Na quarta-feira (5),  aconteceu a aplicação da 1ª dose para  1.200 pessoas com 61 anos ou mais, nos ginásios José Richa (788) e do Coroados (241) e no Espaço Litoral (171), este último no sistema drive thru. 

Na quinta-feira (6) foi feita a vacinação agendada de 2ª dose para idosos e profissionais de saúde que tomaram a 1ª dose da vacina Coronavac até o dia 14 de abril. Foram aplicadas 120 vacinas.

Nos próximos dias, as sete cidades do Litoral do Paraná receberão um total 11.985 doses de vacinas. São 11.625 da AstraZeneca e 360 da CoronaVac.

As doses da Coronavac são destinadas, em sua maioria, à segunda dose. Já a AstraZeneca é destinada à primeira dose de grupos prioritários. A vacinação segue nas pessoas de 60 a 64 anos, abarcando 21% desta população na média do Paraná, com 125.005 doses em todo o Estado. 

Além disso, inicia-se, neste momento, a vacinação de três novos grupos prioritários: as gestantes e puérperas (para atender 13% do total do grupo), as pessoas com deficiência permanente (13% do grupo), e as pessoas com comorbidades (13% do grupo). As porcentagens variam de acordo com a estratificação populacional de cada município.

Professores – Das doses recebidas pelo Estado na 16ª remessa, 32.760 foram armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para iniciar a vacinação de profissionais da educação. As doses serão enviadas às Regionais dentro dos próximos dias.

O número corresponde a 15,5% do total de trabalhadores previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 210.897 pessoas. Estão incluídos profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social.

Neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais entre 55 e 59 anos. Outros 8 mil trabalhadores já foram imunizados, por serem pessoas com mais de 60 anos, grupos já contemplados pela vacinação no Estado.

A decisão de adiantar a vacinação deste grupo prioritário se dá juntamente ao anúncio do retorno gradual das aulas presenciais na rede estadual, que se inicia em 10 de maio com 10% das escolas – cerca de 200 colégios.

Vacinação também aconteceu nos ginásios – Foto: Prefeitura de Guaratuba
Leia também