Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Confira como será vacinação dos grupos das comorbidades e das educação em Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba fará a vacinação contra covid-19 das pessoas com comorbidades nas Unidades Básicas de Saúde, somente com agendamento prévio, que deverá ser realizado pelo WhatsApp da UBS (veja os números no final).

Na última segunda-feira (10), já foi iniciado o agendamento das gestantes com comorbidades e das pessoas com Síndrome de Down, com idade entre 18 a 59 anos. Para o grupo de pessoas com Síndrome de Down já começou a vacinação.

A partir da próxima segunda-feira (17), o agendamento da vacinação segue para pessoas com comorbidades ou com deficiência física permanente, iniciando com o grupo de idade de 55 a 59 anos.

O agendamento da vacinação para os trabalhadores da educação do ensino básico terá início com o grupo de professores de 55 a 59 anos também na segunda-feira (17). O professor nessa faixa etária precisa enviar declaração de vínculo assinada da instituição de ensino em que trabalha para a Unidade Básica de Saúde que pertence. (Será disponibilizada a declaração padrão no Portal da Prefeitura, aba Coronavírus. Ou aqui: http://portal.guaratuba.pr.gov.br/coronavirus/vacinas, diretamente em http://portal.guaratuba.pr.gov.br/images/ATESTADOMEDICOPADRAO.pdf

Os pacientes doentes renais crônicos em diálise serão imunizados no próprio serviço onde realizam a diálise.

Comprovação:
Para o paciente que faz acompanhamento regular da sua comorbidade na unidade não será exigido atestado médico, pois estas informações já estão no prontuário eletrônico;
A pessoa que possui alguma das comorbidades, mas não acompanha a sua comorbidade na Unidade de Saúde do Município, terá que procurar o médico que o acompanha para que ele preencha e assine o atestado médico da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizado abaixo. A foto desta declaração assinada pelo médico deverá ser enviada para o WhatsApp da unidade no momento do agendamento, e o atestado original entregue na unidade no momento da vacinação.

Na quinta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde fará mutirão para aplicação 2ª dose da vacina Coronavac, para aqueles que tomaram a 1ª dose até dia 28 de abril. Será no Ginásio de Esportes José Richa. 

Veja abaixo quais comorbidades estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação:

  • Diabetes mellitus: Qualquer indivíduo com diabetes.
  • Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
  • Hipertensão Arterial Resistente: Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos. Hipertensão arterial estagio 3 PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade. Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
  • Doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca (IC) IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association. Corpulmonale e Hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária. Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo). Síndromes coronarianas Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras). Valvopatias: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras). Miocardiopatias e Pericardiopatias Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos. Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras). Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento 28 miocárdico. Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência)
  • Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular
  • Doença renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
  • Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV e CD4 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.
  • Anemia falciforme: Anemia falciforme.
  • Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40.
  • Síndrome de down: Trissomia do cromossomo 21.
  • Cirrose hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Contatos do Whatsapp das Unidades Básicas de Saúde:
UBS Caieiras – 3472-8749
UBS Coroados – 3472-8748
UBS Figueira – 3472-8746
UBS Mirim – 3472-8747
UBS Cohapar – 3472-8732
UBS Piçarras – 3472-8733
UBS Cubatão – 991513038

Fonte: Departamento de Comunicação Social da Prefeitura

Leia também