Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Projeto vai incentivar uso da bicicleta na temporada

cicloturismo-12dez2014O cicloturismo poderá ser uma das grandes atrações desta temporada de verão no Litoral do Paraná.

Na sexta-feira (12), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estiveram no litoral para percorrer e traçar as rotas de cicloturismo que serão promovidas. Também participaram do percurso estudantes da UFPR Litoral. Os ciclistas passaram por Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Para o coordenador do programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, o maior benefício desta iniciativa é aproximar as pessoas da bicicleta. “Estaremos possibilitando e incentivando as pessoas a usarem a bicicleta para conhecer as áreas litorâneas e as belezas naturais desta região e esperamos que esta proximidade com a bicicleta possa subir a Serra depois do verão”, ressaltou Belotto.

Ele lembrou, que a opção pela bicicleta como meio de transporte nas praias, também contribuirá pra desafogar o trânsito nos balneários. Todas as informações sobre os passeios ciclísticos e roteiros de cicloturismo no Litoral serão disponibilizados na página na internet da Operação Verão. “Vamos incluir roteiros para ciclistas iniciantes e com experiência em pedaladas mais longas”, explicou o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo Adir Romeu.

Os trajetos selecionados possuem trechos de 16 quilômetros a 90 quilômetros de pedal. Nestor Saavedra, ciclista e professor da UTFPR, disse ter ficado muito satisfeito em conhecer áreas naturais do Litoral de bicicleta.

Fonte: Sema

Leia também