Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

DER homologa licitação dos estudos da Ponte de Guaratuba

Um dos traçados considerados mais viáveis para a Ponte de Guaratuba tem 810 metros de extensão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação para contratar a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e estudos preliminares de engenharia da Ponte de Guaratuba.

O vencedor é o Consórcio Maia Melo (Pernambuco) e Enescil (São Paulo) que obteve a nota final 91,43 na licitação. O contrato tem um custo de R$ 3,5 milhões, financiados pelo Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Agora estão em andamento os trâmites internos para a assinatura de contrato, que deve acontecer nas próximas semanas, e na sequência a emissão da ordem de serviço, que dá início às atividades. Após a assinatua do contrato, o consórcio tem o prazo de 14 meses para a realização dos estudos.

Com a conclusão do EIA/Rima e estudos preliminares, a expectativa do DER/PR é licitar a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia da ponte.

Concluído – O estudo de impacto ambiental vai utilizar como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER/PR.

Entre as cinco alternativas de traçado apresentadas no EVTEA, o novo edital vai validar ou propor alterações para as três mais viáveis, buscando a melhor solução para a obra, dos pontos de vista ambiental e técnico.

Em comum, elas preveem três faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de segurança, além de ciclovia/passeio para ciclistas e pedestres.

Fonte: DER-PR

Leia também
Comentários
Carregando...
error: Conteúdo protegido!