Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Operação Verão: mais blitz no trânsito e combate ao som alto

Foto: Gustavo Aquino / CorreidoLitoral.com

A Polícia Militar vai dobrar a fiscalização no trânsito e a repressão ao som alto no Litoral do Paraná. A decisão foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, após a reunião de trabalho, realizada nesta segunda-feira (29), em Guaratuba.

Embriaguez no volante e perturbação do sossego foram as principais ocorrências nos primeiros dez dias da Operação Verão. Segundo Francischini, houve redução de todos os indicadores de criminalidade e nenhuma morte por afogamento nas praias. Também não houve homicídio. “Não tivemos nenhum óbito até agora e isto é um fato inédito”, afirmou.

O trabalho dos guarda-vidas foi um dos principais assuntos da entrevista coletiva realizada ao final da reunião. O secretário informou que houve aumento no número de atendimentos e que foram colocados dois guarda-vidas por turno em cada um dos 99 postos da orla.

Desabamento – Francischini também comentou o acidente com o posto de salva-vidas que desabou sobre diversos banhistas, neste domingo (28), no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. Houve diversos feridos sem gravidade, inclusive o guarda-vidas que estava em cima. Uma banhista grávida que se feriu com mais gravidade está sendo atendida no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. O secretário anunciou que o Corpo de Bombeiros verificará novamente as condições de segurança de todos os postos do Litoral. O posto que desabou foi construído pelo Governo do Paraná no ano passado. É feito de madeira e custou mais de R$ 18 mil.

Francischini também destacou que o reforço na segurança do Litoral não será apenas na temporada de verão. Durante o verão, cerca de 2.000 policias militares e civis reforçam a segurança nos sete municípios do Litoral, principalmente Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

No resto do ano, são cerca de 500 policias militares e menos de 100 policias civis nos sete municípios. “Estamos estudando o que vamos deixar para cada cidade após a temporada”, disse. Em conversa com o CorreiodoLitoral.com confirmou que está estufando a criação de um posto permanente da Polícia Militar no bairro Coroados.

RESULTADOS – (Márcia Santos/PMPR) Os dados registrados pela Polícia Militar apontam que desde o início da “Operação Verão Paraná 2014/2015” (18) até as 6h desta segunda-feira (29) foram abordadas 7.751 pessoas, das quais 68 foram presas e 18 apreendidas, além de 2.693 veículos terem sido vistoriados, sendo três deles recuperados. “Neste domingo houve a apreensão das duas primeiras armas de fogo desta temporada, dois revólveres, um estava com um adolescente e o outro com um casal”, conta o comandante do 9º BPM e coordenador operacional da Operação Verão Paraná 2014/2015 pela PM, major Nivaldo Marcelos da Silva.

No trânsito urbano foram registradas 587 notificações por diversas irregularidades; no rodoviário, por sua vez, nas estradas que cortam o litoral paranaense, foram registradas 226 autuações gerais, 527 por excesso de velocidade, cinco por embriaguez ao volante (Artigo 165), além de quatro prisões por embriaguez no trânsito (Artigo 306). No mesmo período foram 36 acidentes de trânsito nas rodovias litorâneas, os quais resultaram em 11 feridos e uma morte.

Pelo Corpo de Bombeiros foram registrados, nesta operação, 5.985 advertências, 143 salvamentos e nenhum afogamento.

Nestes 10 dias de “Operação Verão Paraná 2014/2015”, a Polícia Militar já realizou a distribuição de 4.919 pulseirinhas. Nas ações preventivas 151 situações de perturbação do sossego.

Até o momento, foram apreendidas pela PM 541 gramas de maconha, quase 1kg de cocaína, 114 gramas de crack, 50 comprimidos de ecstasy, 43 comprimidos de LSD e 12 frascos de lança perfume. Os crimes ambientais também estão sendo focados com maior intensidade durante este período, sendo registrados oito ocorrências de fauna, seis de flora, três de poluição e 27 de pesca irregular.

Leia também