Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Praias do Paraná seguem com excelente balneabilidade

Foto: Gustavo Aquino / CorreidoLitoral.com

Nem as primeiras chuvas do verão, nem o grande fluxo de visitantes afetaram a qualidade das águas das praias do Paraná.

O quinto boletim de balneabilidade da temporada mostra que em 47 pontos monitorados em 90 quilômetros de costa, apenas a Ponta da Pita, na baía de Antonina, se apresenta imprópria para banho. Nas praias de mar, a balneabilidade segue 100%.

O monitoramento da qualidade da água no Paraná é realizado desde a criação do IAP e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, o que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Para a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves, a manutenção da qualidade da água está diretamente relacionada à educação ambiental e aos investimentos feitos no Litoral.

“Mesmo com o aumento da população nas praias durante o feriado de Natal e as chuvas, a balneabilidade da água não sofreu alterações. Isso prova que as pessoas estão cada vez mais conscientes, ligando suas casas à rede de esgoto, e também a eficiência dos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pelos municípios no nosso Litoral”, explica.

SINALIZAÇÃO – No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por intermédio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

RESULTADOS DA BALNEABILIDADE - LITORAL - 2014-15  TEMPO

 

Leia também