Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Ratinho Junior anuncia edital para licitação da engorda de Matinhos

Imagem ilustrativa de um dos projetos da revitalização da orla

O governador Ratinho Junior anuncia nesta segunda-feira (21) o edital de licitação da primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos.

De acordo com o governo, o projeto de recuperação vai mitigar os efeitos provocados pela erosão marinha, além de contribuir para o controle das cheias na região e fortalecer, “de maneira inédita”, o turismo da região.

A fase inicial compreende engorda da faixa de praia por meio de aterro, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas, bem como a pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.  

As obras da primeira parte serão realizadas em um trecho de aproximadamente 6 quilômetros, do Morro do Boi até o Balneário Flórida. Segundo o governo, o investimento foi reavaliado em R$ 377 milhões.

A segunda parte inclui adequação do canal do rio Matinhos, a construção de um canal, de um headland e de um guia de corrente no balneário de Saint Etienne. O valor estimado é de  R$ 126 milhões. Segundo o governo, a segunda licitação deve ser lançada durante as obras da primeira parte. A previsão é de que todo o projeto esteja concluído em 2025.

O governador fará o anúncio em reunião com a imprensa, marcada para as 10h, no Palácio Iguaçu.

Leia também