Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Base dos Bombeiros vai ajudar ribeirinhos da baía de Guaratuba

A nova base náutica do Corpo de Bombeiros ao lado do embarcadouro norte do ferry boat vai melhorar a segurança dos pescadores e da população ribeirnha à baía de Guaratuba.

A opinião é da prefeita Evani Justus, que participou da inauguração da obra, nesta sexta-feira (9) junto com o governador Beto Richa. “Nossa cidade tem uma grande quantidade de pessoas morando na beira da Baía de Guaratuba. A construção dessa unidade é muito importante para preservar a vida dos nossos moradores e turistas”, disse Evani.

A baía tem 48,72 km2 de área e ainda é a principal via de acesso de muitas comunidades rurais para o centro da cidade. No passado, foi a única. A baía também o local onde trabalham os pescadores artesanais do município.

Para o comandante dos Bombeiros de Guaratuba, capitão Fabricio Frazatto, a nova base será fundamental para a agilidade do atendimento. Ele explica que a unidade não atuará apenas nas ações de resgate e salvamento, mas também em patrulhamento e prevenção de acidentes. “Teremos um grande ganho operacional nas ações. As embarcações agora são lançadas de uma base adequada, e não mais de praias em mar aberto”, afirmou.

A base vai atender casos de emergência na baía de Guaratuba e nas praias de Matinhos e Guaratuba. Possui uma rampa de lançamento de embarcações na água, com fácil saída para o mar, e uma passarela com píer flutuante (por conta da variação da maré) para retirar rapidamente as vítimas do mar e encaminhá-las a uma ambulância, em casos de salvamento de emergência.

Para as ações preventivas e de salvamento, durante todo o ano estarão disponíveis no local três motos aquáticas de salvamento, um bote inflável (pequeno porte) e dois barcos infláveis (médio porte). Com 250 metros quadrados de área construída, a base náutica terá o nome de sargento Otávio Adolfo Brocco, homenagem ao bombeiro que foi um dos primeiros salva-vidas no Litoral paranaense, nos anos 1950.

A base foi implantada em um terreno com aproximadamente 1.500 m², teve custo de R$ 1,1 milhão, provenientes do fundo especial de segurança pública do estado do Paraná.

Segundo o governo, a unidade atende a todas as normas ambientais, ou seja, a estrutura existente na base foi construída com coletores responsáveis por concentrar em filtros da água e resíduos resultantes das manutenções de embarcações, os quais retiram os produtos nocivos e devolvem para o sistema de coleta de águas pluviais apenas a água tratada. Também conta com sistema de reaproveitamento da água da chuva para consumo da própria edificação.

Entre os presentes á inauguração, compareceram a mãe do homenageado, Virginia Brocco, o deputado estadual Nelson Justus, o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, o coordenador regional do governo no Litoral, Francisco ‘Xiquinho” Carlim dos Santos, o secretário estadual de Segurança Pública, Francischini, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior.

Durante a solenidade, a prefeita de Guaratuba recebeu do governador a chave de uma ambulância nova para o município.

1Com informações da ANPR e PMPR
Fotos: Ricardo Almeida / ANPr – Cabo Valdemir da Luz
Leia também