Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Navios da Marinha abertos ao público neste final de semana

navios-marinha17jan2015Os navios “Aspirante Nascimento”, “Guarda-Marinha Brito” e “Guarda-Marinha Jansen”, da Marinha, estarão abertos à visitação pública neste sábado e domingo (17 e 18), das 14 às 17 horas, no Porto de Paranaguá.

As três embarcações são do tipo “avisos de instrução”, que são navios de pequeno porte, utilizados pela Marinha para adestramentos de navegação e de manobras táticas na formação marinheira dos aspirantes da Escola Naval. Em pouco mais de 30 anos de atividade, os “Avisos de Instrução” foram utilizados por cerca de 12.000 Aspirantes.

A vinda à Paranaguá faz parte do estágio de verão dos aspirantes, quando os períodos de comissão são mais longos e é possível visitar portos mais afastados do porto sede, localizado no Rio de janeiro.

Entre as atividades previstas nos treinamentos estão: manobras de atracação, desatracação e aproximação para atracação, incluindo uso de espias; recolhimento de homem ao mar; fundeio de precisão; aproximação para transferência de carga leve no mar, incluindo alinhamento com o navio fornecedor; tomada de decisões de manobra em diversas situações previstas no Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (Ripeam); familiarização com os auxílios à navegação; vigilância radar para evitar colisão; e emprego da carta náutica eletrônica.

Comandante Pericin assume Capitania dos Portos do Paraná

mudanca-CCPR14jan2015A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) tem novo comandante. No último dia 14, assumiu a função o capitão-de-mar-e-guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva em substituição ao capitão-de-mar-e-guerra Francisco Dantas de Almeida Filho que, depois de dois anos à frente da CPPR, seguirá para Brasília, onde realizará o Curso de Política e Estratégia Marítimas.

A Cerimônia de Passagem de Comando ocorreu na sede da Capitania dos Portos do Paraná e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Leonardo Puntel integrantes da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (SOAMAR/PR), representantes da comunidade marítima, familiares e amigos dos comandantes Dantas e Pericin.

Fonte e foto: CCPR / tenente Kelly Cristhine Frizzo
Leia também