Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaraqueçaba quer envolver 400 mulheres na limpeza de praias

Foto: Prefeitura de Guaraqueçaba / Divulgação

A Prefeitura de Guaraqueçaba quer envolver as mulheres das comunidades pesqueiras na limpeza de praias, trilhas, manguezais e outras áreas naturais. Elas farão o trabalho duas vezes por semana e a prefeitura oferece como contrapartida uma cesta básica a cada uma delas. 

O programa Estrela do Mar pretende atingir 400 mulheres declaradas pescadoras ou esposas de pescadores. O município, um dos maiores do Estado do Paraná em extensão territorial, tem população estimada em 7.594 habitantes (IBGE, 2020). A lei que institui o programa foi sancionada na sexta-feira (23), pela prefeita Lilian Ramos.

Além da coleta, o programa terá o propósito de conscientizar as comunidades e também os turistas e veranistas sobre a destinação correta de resíduos e a preservação do meio ambiente. As moradoras das comunidades também vão participar de programas de reciclagem e de oficinas de fabricação de sabão artesanal a partir do óleo de cozinha.

Para evitar aglomerações e facilitar o acesso de todos, a prefeitura pede que as interessadas que os munícipes não se desloquem até a sede. 

A partir do mês de agosto equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Ação Social percorrerão as comunidades realizando o cadastramento em cada localidade.

Estarão aptas a se inscrever como beneficiárias do Programa Estrela do Mar as mulheres residentes em comunidades insulares pesqueiras e costeiras que se enquadrarem nos critérios sociais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Ação Social, da Criança, Adolescente, Idoso e Assuntos da Família, sendo eles:

  • Beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal cadastradas no CadÚnico;
  • Mulheres declaradas pescadoras ou esposas de pescadores;
  • Terão preferência as mulheres que se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Com informações da Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Leia também