Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Moradores do Balneário Guarapari recebem títulos de imóveis

O governador Beto Richa não apareceu e presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), Amílcar Cabral, fez a entrega, nesta quinta-feira (22), dos títulos de domínio de 182 famílias do Balneário Guarapari, em Pontal do Paraná.

A ausência do governador não foi justificada pela Secretaria de Comunicação, que só teve tempo de informar que ela havia sido cancelada no “aviso de pauta” do evento. Além do prefeito de Pontal, Edgar Rossi, compareceram a solenidade a prefeita de Guaratuba, Evani Justus, a defensora pública geral do Paraná, Josiane Fruet Lupion e os deputados estaduais Nelson Justus e Pastor Edson Praczyk.

As famílias beneficiadas moravam em terras devolutas – sem titulação – pertencentes ao Estado. Primeiro morador de Guarapari, Alceu Antônio Sbalqueiro, de 74 anos, contou que em 1994 as famílias chegaram a formar uma associação para lutar pelos títulos das propriedades. “Foi uma luta muito grande, correndo atrás de vários órgãos responsáveis. Hoje só temos a agradecer a boa vontade do governo de resolver a situação. Os terrenos agora são nossos. Eu estou aliviado de ter conseguido o que é meu por direito”, afirmou ele.

Rosemar Antônio Aleixo, 67 anos, é morador do Balneário Guarapari há oito anos. Ele disse que a luta de 20 anos dos moradores do local foi atendida pelo atual governo. “Em 2012 o ITCG nos garantiu que em 2014 teríamos tudo regularizado e foi exatamente o que aconteceu. A satisfação em receber o título é muito grande”, afirmou.

Ele disse, ainda, que quando comprou o terreno, precisou financiar e teve que fazer o processo particular pela falta do documento de regularização da propriedade. “Agora sei que vou deixar para os meus filhos uma coisa que comprei e ninguém pode tirar”.

O presidente do ITCG disse que a regularização fundiária em terras públicas devolutas é um procedimento que depende da boa vontade do governo.

pauta-guarapari“Aviso de pauta” – No início da manhã desta sexta-feira estava mantida a vinda do governador Beto Richa para assinatura da ordem de serviço para as obras de revitalização da orla de Caiobá, em Matinhos. O evento será no Sesc Caiobá, com início às 10h.

Serão trabalhados mais de 10,8 mil metros quadrados na Avenida Atlântica, entre Avenida Augusto Blitskow e Canal da Avenida Paraná. A obra está orçada em R$ 7,2 milhões.

Fonte: ANPr
Foto: Arnaldo Alves / ANPr
Leia também