Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Crianças de Guaratuba viram guarda-vidas por um dia

Alunos de escolas municipais participam do Projeto Guarda-Vidas Por Um Dia – 2015, desenvolvido em pareceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Guaratuba.

As atividades aconteceram na Praia Central nos dias 20 e 27 de janeiro e se repetem na próxima terça-feira, 3 de fevereiro.

O projeto consiste em ações de prevenção de incidente na água, salvamento aquático e proteção do meio ambiente. “Além de criar mais uma opção de atividade para as crianças que estão em período de férias, o objetivo do projeto é ensinar aos mais jovens a importância da prevenção de incidentes que possam levar ao afogamento em nossas praias, o significado das bandeiras e placas de sinalização que são utilizadas pelos guarda-vidas (GVs) e dar um exemplo de cidadania com ações de limpeza e conservação do meio ambiente”, informa o Corpo de Bombeiros.

As crianças também recebem noções sobre outros riscos existentes em nossas praias, como águas-vivas, caravelas, buracos e correntes de retorno. Os alunos auxiliarão na distribuição de pulseirinhas de identificação que ajudam a identificar crianças perdidas e irão destacar a importância dos pais em estarem constantemente supervisionando seus filhos. Além disso, participarão de uma ação de entrega de panfletos com explicações sobre o significado das bandeiras e os perigos do mar.

Durante o período do projeto, também são desenvolvidas atividades recreativas como: corrida ao “pé de pato”, cabo de guerra e caça ao tesouro.

Para encerrar as atividades, os alunos participarão de uma gincana de caça ao tesouro, no entanto, eles só encontram garrafas pets, latinhas de refrigerante, plástico entre outros materiais abandonados na praia. O intuito dessa tarefa será advertir as crianças sobre a importância de preservar a praia limpa.

Fonte e foto: 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros – Litoral

 

Leia também