Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Campanha contra DST/AIDS terá testes rápidos no Carnaval do Litoral

Testes rápidos fornecidos pelo Ministério da Saúde são a principal novidade da campanha contra DST/AIDS neste Carnaval no Litoral do Paraná. Governo estadual diz que plantões médicos vão suprir a demanda.

Os dois hospitais de campanha montados em Guaratuba (Praia Central) e Matinhos (Caiobá) funcionarão normalmente de quinta (12) até quarta-feira de cinzas (18). Quem quiser poderá fazer gratuitamente os testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O procedimento é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva em torno de 30 minutos para ficar pronto. Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para iniciar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa.

Durante a noite, as ações educativas serão concentradas nas principais festas de carnaval do Estado. Equipes de saúde vão distribuir cerca de 500 mil preservativos também fornecidos pelo Ministério da Saúde e orientar os foliões sobre como evitar a transmissão de doenças.

Atividades já estão programadas para os dias de folia em Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O objetivo é atingir as pessoas que aproveitarão os desfiles de blocos e escolas de samba, além dos trios elétricos da Matimbanda, da Caiobanda e da Banda de Guaratuba.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomattas, o foco principal da campanha são os jovens de 15 a 29 anos. “Temos registrado um aumento significativo no número de casos de HIV e hepatites nesta faixa etária. Por isso, queremos direcionar o trabalho de conscientização principalmente para este público”, disse.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, o trabalho é intensificado durante o carnaval porque o feriado é considerado um período de risco para novas infecções. “O apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo”, explicou.

Governo garante que vai atender demanda de médicos apesar da greve

O Governo do Paraná garante que o aumento de plantões médicos vai atender a demanda durante o Carnaval do Litoral, apesar da greve no Hospital Regional.

A partir desta sexta-feira (13) e até Quarta-feira de Cinzas, mais 271 plantões extras devem fortalecer as equipes de saúde no Litoral. Destes, 66 vão especificamente para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, considerado o principal serviço de saúde da região.

Para toda a Operação Verão 2014/2015, o governo estadual contratou 5.336 plantões extras (64 mil horas), o que foi insuficiente para atender o grande números de veranistas.

O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, é referência para o atendimento de urgência e emergência, recebendo vítimas de acidentes de trânsito e casos graves de afogamento. A unidade conta com uma capacidade instalada de 165 leitos, sendo 14 de UTI adulto e sete de UTI Neonatal, além de cinco salas cirúrgicas.

eferência para o atendimento de urgência e emergência, recebendo vítimas de acidentes de trânsito e casos graves de afogamento. A unidade conta com uma capacidade instalada de 165 leitos, sendo 14 de UTI adulto e sete de UTI Neonatal, além de cinco salas cirúrgicas.

 

Leia também