Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Unespar e Hospital Regional firmam termo de cooperação técnico-científica

Beto Preto assina termo de cooperação (Foto: Américo Antonio/Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) assinaram nesta quarta-feira (13), em Paranaguá, um termo de cooperação técnico-científica para implantação e desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e expansão no Hospital Regional do Litoral (HRL). 

O objetivo do acordo entre as entidades é a ampliação do atendimento hospitalar na unidade e a promoção do conhecimento técnico e científico para os alunos. Diferente do que a Agência Estadual de Notícias, do Governo do Paraná, publicou e o Correio reproduziu, não existe curso de Medicina envolvido no convênio.

Assinaram o documento o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), responsável pela administração do HRL, Marcello Augusto Machado; o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino; e o diretor administrativo interino do HRL, Hemerson Saketa.

“Hospitais estratégicos que possuem grande volume de atendimentos se capacitam para ofertar ensino para alunos de cursos ligados à área, por isso vamos abrir a oportunidade de treinamento aqui no HRL em parceria com a Unespar, e temos certeza que será um belíssimo campo de estágio, buscando ao longo do tempo a classificação de hospital-escola”, afirmou Beto Preto.

A reitora Salete Paulina Machado Sirino disse que esta união entre a educação e saúde, alinhada com ciência, tecnologia e trabalho especializado, será imbatível para prestar serviços em prol do bem comum de todos paranaenses. “Nosso compromisso é de fazer prosperar essa cooperação, oferecendo o que houver de melhor por parte da Unespar”, afirmou. 

“Gostaria de agradecer o trabalho que a Secretaria da Saúde tem desempenhado no enfrentamento da pandemia, principalmente quando levamos a demanda de vacinação da comunidade acadêmica, que foi prontamente atendida”, acrescentou. 

Segundo o presidente da Funeas, Marcello Machado, esta parceria representa um avanço para a unidade. “Este momento é muito importante porque foi uma grande luta conseguir implantar a residência. Agora teremos a estrutura da Unespar à disposição e o hospital como campo de estágio para a graduação e pós-graduação. Este ato representa crescimento desta instituição tão demandada em todo o Litoral”, disse.

Fonte: Sesa / AEN

Leia também