Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

51 mortos confirmados do acidente na Serra Dona Francisca

Guaratuba terminou o sábado e amanheceu o domingo consternada pela tragédia em que morreram 49 pessoas que se dirigiam ao Litoral para participar de evento religioso na praia. Levamento da RBS aponta que é 0 quarto maior acidente rodoviário da história do país.

Ônibus da da empresa Costa & Mar que saiu de União da Vitória despencou de uma ribanceira de 400 metros de altura na Serra Dona Francisca (SC-418), entre Campo Alegre e Joinville, no final da tarde deste sábado.

Eles viriam para um evento religioso organizado pela Federação Umbanda Candomblé e Angola (Fuca) em União da Vitória e Porto União. Familiares da vítimas ouvidos pela reportagem do jornal “A Notícia”, de Joinville, afirmam que eles viriam para Guaratuba e iriam realizar um trabalho à noite, na praia. O jornal catarinense detalha que outros participantes que viriam de carro ou avião iriam se encontrar com eles no balneário de Coroados. No site dos organizadores, é informado que o trabalho seria realizado na cidade vizinha de Itapoá (SC).

O acidente aconteceu por volta das 17h45. Na madrugada, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a morte de 49 pessoas e divulgou 36 nomes (veja abaixo). Ainda havia a possibilidade de serem descobertos outros mortos no local.  Pela manhã, morreu Alexo de Lima Zenere, que estava internado no Hospital Dona Helena, o que elevou o número oficial de mortos para 50. No final da tarde de domingo, a equipe de resgate conseguiu desvirar o ônibus e encontrou os restos mortais da 51ª vítima, identificado como Anderson Celis, de 46 anos.

O IML de Joinville mobilizou 15 médicos para reconhecimento dos corpos e o Hospital Municipal São José, da mesma cidade, recebeu as vítimas e atendeu os sobreviventes.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, decretou luto oficial e disponibilizou a capela do cemitério municipal para reunir os familiares e disponibilizou ônibus para eles se deslocarem até Joinville. O primeiro ônibus com os familiares chegou a Joinville às 7h45. A Prefeitura de União da Vitória e o Governo do Paraná decretaram luto oficial de três dias.

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, declarou os sentimentos de toda a cidade pelo acontecido: “A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas, não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento. Que Deus conforte todos os seus familiares e amigos nesta hora de tão grande tristeza. Os sentimentos da cidade de Guaratuba pelas pessoas que se foram neste grave acidente acontecido com o ônibus de vinha de União da Vitória para nossa cidade.

Pela manhã, a presidente Dilma Roussef, informada com levantamento do número de vítimas do início da madrugada, também manifestou seu pesar e se solidarizou aos parentes e amigos dos mortos. “Foi com pesar que soube da notícia da morte de 54 pessoas em um acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. Nesta hora de dor e sofrimento, quero apresentar meus sentimentos às famílias e amigos que perderam seus entes queridos”.

 

Lista de mortos confirmados pelo IML de Santa Catarina

Alan Patrick Schneider
Alexo de Lima Zenere
Anderson Celis Junior
André Luiz Carvalho
Assinara A de Oliveira
Camile Araújo Sieves
Carlos Alberto de Almeida
Cérgio Antonio da Costa (motorista)
Conrado Schier Filho
Darci Crespo Linhares
Deornirce Margarete Fontana Lima
Gustavo Felipe Serafim Aquino
Hildo L. de Souza
Idelzina A. P. Aguiar
Janaina Darcley Ribeiro de Lima
João Antônio M. Soares
Julian Siqueira Maciel
Katelyn V. de Souza Ramos
Lariana Regina Vieira
Luara Lorraine Siqueira Maciel
Luiz Cesar Araújo
Marcia Regiane Ramos
Maria Anisia Kutianski Agostini
Mariza Pinto
Marise Antunes da Conceição Schier
Marli Terezinha Ribeiro
Mateus Costa
Melissa Jane Da Silva
Osvaldir Silves
Rejane de Fátima Araújo
Renan R. Chrisostemo
Roseli Chrisostemo
Sandra Jiliane Costa
Selma Carolina Schneider
Sônia Regina Vieira
Terezinha D. Carvalho
Thiago Roberto Barbosa
Wesley Araujo Sieves

Lista de passageiros confirmados que aguardam identificação
Dalton Ribeiro
Dionilei M. Lima
Eloisa dos Santos de Almeida
Flávio Ribeiro
Glória Podstaya
Lenice Aparecida Miranda
Lucélia Soares
Maria D. Souza
Ricardo Araújo
Renan Araújo
Tereza Fernandes Sins
Leonilda Alves dos Santos

Atendidos em hospitais
Artur Vieira Teles de Abreu (Hospital Infantil)
Paciente não identificado (Hospital Infantil)
Danrlei Crespo Linhares (São José)
Elton Jhon de Almeida (São José)
Lucas K. Vieira (São José)
Rosangela Crespo Linhares (São José)
Alana Pires (Dona Helena)
Elis Cristina Mazur (Dona Helena)

Local marcado no Google Maps pelo jornal "A Notícia"
Local marcado no Google Maps pelo jornal “A Notícia”
Fontes: Jornal A Notícia /Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina / Foto: PMR

 

Leia também