Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Jacaré “Adilson” é retirado do canal da JK e levado para estação ecológica

Equipes do Instituto Água e Terra (IAT) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Matinhos removeram, na manhã desta sexta-feira (5), o jacaré que vivia no canal da Avenida JK. O animal foi visto pela primeira vez, ainda filhote, há cerca de 5 anos, recebeu o apelido de Adilson e só agora a população ficou sabendo que se trata de uma fêmea.

A página Comunica Matinhos informa que todo resgate, “desde a captura até o translado para sua nova morada”, foi acompanhada pelo veterinário Takashi Yotaumoto, da secretaria municipal. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, “o manejo teve apoio do biólogo e consultor sênior da STCP Engenharia de Projetos, Sérgio Morato”.

O secretário de Meio Ambiente, Ari Nomax, explicou que um ofício foi encaminhado ao IAT pedindo a retirada de Adilson do local. O motivo, segundo ele, é que o animal representava um risco à comunidade. 

O animal também corria risco de ser molestado por ficar em um local de grande movimento. Segundo a prefeitura, Adilson foi encaminhado para seu “habitat natural”.

Vídeo do Comunica Matinhos da captura

Fêmea

À tarde, o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura informou que Adilson foi levado à Estação Ecológica do Rio Guaraguaçu, em Pontal do Paraná. DE acordo com o IAT, “Adilson” é uma fêmea adulta de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), com cerca de 1,92 metros e que pesa aproximadamente 50 quilos.

O manejo do animal durou cerca de quatro horas, até o Estado encontrar um local adequado para sua translocação. “Ele foi solto no leito do rio Guaraguaçu, onde já existe uma população estabelecida do jacaré-do-papo-amarelo”, afirmou a bióloga do Escritório Regional do IAT no Litoral, Fernanda Felisbino.

Vídeo da Prefeitura de Matinhos no Guaraguaçu

Leia também