Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Bandeira do Divino parte de barco na sexta em Paranaguá

Peregrinação da Bandeira do Divino Espírito Santo inicia nesta sexta-feira (17) com a saída de um barco de Paranaguá com destino a Ararapira, na divisa com São Paulo.

A tradição é mantida pela Associação Mandicuera e por outros grupos de fandango da região.

A saída do barco será na manhã de sexta e o retorno será no domingo, dia 19. O barco que deve levar cerca de 80 pessoas vai atravessar a baía de Paranaguá, passar pela baía dos Pinheiros em Guaraqueçaba, seguir pelo Canal do Varadouro que separa o Paraná de São Paulo.

Em Ariri, que fica do lado de São Paulo, embarcam o mestre Zé Pereira e sua turma de fandango. O barco também vai fazer uma parada na “cidade fantasma” de Ararapira, seguindo por fim para a localidade da Barra da Ararapira onde haverá o encontro com os fandangueiros de Cananéia, Iguape e Peruíbe.

Haverá ainda, no sábado (18) a tradicional romaria, e um baile de fandango com os quatro grupos se revezando durante toda a noite. As romarias do Divino Espírito Santo são herança dos primeiros colonizadores portugueses e açorianos e são realizadas há mais de quatrocentos anos em comunidades tradicionais. A origem da celebração remete ao século XIII em Portugal.

Para participar da viagem, entre em contato com a Associação Mandicuera pelos telefones 3425 5275 / 8889 8395 / 8450 0170 / 9509 1812.

folia-580x386

Com informações e imagens: Balanço da Canoa / blog Jornalismo da Ilha
Leia também