Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Portuários reagem às perdas com primeira renovação no sindicato em 30 anos

 

No último dia 17 de abril, realizou-se no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), em Paranaguá, a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Portuários do Paraná (Sintraport), eleita para o triênio 2015/2018. O Sintraport é a entidade que representa os funcionários da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

O novo presidente é o advogado parnanguara Gerson do Rosário Antunes, que trabalha no Porto de Paranaguá desde 1995. Quem deixou o cargo, após dois mandatos consecutivos, foi Orlei de Souza Miranda. Miranda não disputou diretamente a reeleição, mas apoiou uma das três chapas que disputaram o pleito.

A derrota do grupo que dirigia o sindicato por mais de 30 anos é atribuída pela categoria às recentes mudanças implantadas pela administração portuária. A Appa, empresa do Governo Estadual, tem feito, desde 2013, várias alterações administrativas. Estas alterações resultaram na perda de postos e turnos de trabalho, bem como uma redução nos salários, principalmente nos setores da guarda portuária, atracação, controle e fiscalização.

Segundo Gerson Antunes, que é representante dos auxiliares de serviços gerais, “somos uma das categorias mais prejudicadas com as mudanças. Além da perda dos ganhos em mais de 30%, ainda existe a ameaça de não sermos recolocados no novo quadro funcional que está sendo preparado pela recém criada empresa pública”.

Antunes refere-se à recente alteração jurídica feita através da Lei Estadual 17.895/2013 que transforma a Appa de autarquia para Empresa Pública e determina sua regulamentação em 180 dias (prazo já terminado).

Cerimônia – Vários portuários, inclusive aposentados estiveram presentes na cerimônia e no coquetel da posse. “Um dos compromissos assumidos pela nossa diretoria é de fazer ações que permitam o retorno e a participação destes aposentados no Sindicato” afirmou o Diretor de Assistência Social Antônio Miquilini.

Compareceram também, representantes dos demais sindicatos da área portuária (arrumadores, estivadores e conferentes) e de diversas entidades municipais. O secretário de administração Alceu Chaves, representou o prefeito de Paranaguá que está em viagem ao Japão.

Após a diplomação do novo presidente, Orlei Miranda fez um discurso emocionado de despedida, agradeceu a esposa por acompanhá-lo em momentos difíceis como dirigente sindical. Disse ainda que deixou o Sintraport com uma boa saúde financeira.

Já o presidente empossado, Gerson Antunes, após a exibição de um vídeo com fotos e depoimentos dos portuários, afirmou que assume numa situação difícil, “É indispensável a ajuda de toda a categoria e a união com os demais sindicatos para a defesa dos nossos portos”.

História – O Sintraport criado a partir da UPP – União dos Portuários de Paranaguá, fundada em 7/07/1948. Sempre atuou nas questões de trabalhistas que envolvem os trabalhadores da administração portuária no Paraná e chegou a ter mais de 1200 associados.

Com as mudanças advindas da lei 8630 de 93, que retirou a administração pública das operações portuárias, houve uma grande redução na quantidade de funcionários ligados às administrações portuárias em todo o País.

Além disso, no ano de 2014 foi concedido pelo Governo do Paraná, uma Plano de Demissão Incentivado (PDI) pelo qual outros 200 trabalhadores optaram por desligar-se da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Appa. Atualmente o Sintraport conta com 327 sócios, dos 369 funcionários efetivos.

Composição da Diretoria do Sintraport para o triênio 2013/2017

Diretores efetivos
Presidente: Gerson do Rosário Antunes;
Diretor de Assistência Geral: Walter Zella Mendes;
1º Tesoureiro – Geraldo Cecy Damacena;
1º Secretário – Ariosvaldo da Silva Alboitt;
Diretor de Assistência Social – Antonio Bizuti Miquilini;
Diretor de Patrimônio – Silas José Siqueira de Souza;
Diretor de Assuntos de Aposentados – Carlos Eduardo L.Brown;

Conselho Fiscal:
Presidente: Antônio Augusto dos Santos;
Membros: Josemar de Oliveira; Heleno José S. Sampaio; Valdecir Pereira Cardoso; Ercílio José de Souza;

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sintraport
Leia também
Comentários
Carregando...