Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

3 aparelhos para ter em casa e facilitar seus exercícios

A prática de atividades físicas de forma regular tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, por conta de rotinas atribuladas, nem sempre as pessoas acham tempo para se exercitar. É nessa hora que ter aparelhos para exercícios em casa pode ser de grande ajuda.

Se você tem interesse em fazer exercícios em casa mas não sabe por onde começar, aqui temos a ajuda. Separamos três aparelhos para ter em casa que vão facilitar o seu treino. Entenda as vantagens de cada um e escolha o que mais se encaixa na sua rotina.

Esteira elétrica

A caminhada é uma atividade de intensidade moderada. Isso significa que lá não força suas articulações e pode ainda ajudar as manter flexíveis. Esse é um exercício agradável e benéfico tanto para quem está iniciando como para aqueles que já contam com uma rotina de treinos estabilizada.

A grande vantagem de ter uma esteira elétrica em casa é a oportunidade de caminhar ou correr a qualquer hora. Você não precisa se deslocar até um local específico e pode treinar mesmo quando o tempo estiver ruim. É possível ainda adaptar a intensidade do treino através do ajuste de velocidade e de inclinação.

Esse tipo de atividade física é bastante recomendado para aqueles que sofrem de artrite. Quando praticado regularmente, pode ajudar a fortalecer músculos, articulações, ligamentos, tendões e até mesmo os ossos.

Elíptico

Os aparelhos elípticos tem se tornado cada vez mais populares. Isso se dá muito pelo fato de o mesmo ser capaz de movimentar braços e pernas ao mesmo tempo. Como exercício aeróbico de baixo impacto o treino pode ser tanto regenerativo como intenso. Portanto pode ser feito por diferentes tipos de pessoas.

Essa atividade ajuda a potencializar o seu condicionamento físico. Por isso, pode ser bastante benéfica para quem já pratica outras atividades físicas. O mesmo vale para aqueles que sofrem de doenças que limitam a intensidade de seu treino. Esse é o caso daqueles que sofrem de doenças ósseas e articulares como artrite e osteoporose. E ainda pode ajudar aqueles em quadro de obesidade.

Estação de musculação

Você adora musculação mas anda sem tempo de sair para treinar? Uma estação de musculação pode ser a solução para os seus problemas. Dessa forma você tem ao seu dispor todos os equipamentos que precisa só para você e no seu tempo.

Esse aparelho permite realizar inúmeros exercícios para os membros superiores ou inferiores. De forma compacta, reúne diferentes estruturas para treino em um único equipamento. Essa é uma ótima forma de manter sua área de treino mais organizada. Já que isso pode ser um desafio se você optar por comprar os equipamentos de forma separada.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, incluindo estações múltiplas. Estas podem ser um bom investimento para quem busca um treino mais completo. Para estação de musculação, de modo geral, talvez você precise da ajuda de um profissional para auxiliar na montagem do aparelho.

Dicas para treinar em casa

Agora que você já conhece algumas das suas principais opções é hora de fazer sua escolha. Porém, antes disso, temos ainda algumas dicas gerais para uma boa rotina de treino em casa. A primeira dica é que você deve primeiro se organizar para criar uma rotina.

Crie metas para os seu treino. Talvez você só queria um complemento para aqueles dias que não pode ir para a academia. Esse pode ainda ser o seu passo inicial para uma rotina de exercícios. Depois, separe um lugar da casa para a atividade física. Veja se o aparelho cabe nesta cômoda confortavelmente. O ideal é que além do espaçoso também seja arejado. Qualquer que seja o cenário o importante é ter consistência.

Use roupas confortáveis: Para as mulheres, a dica é usar um top que seja bem firme nos seios e que não atrapalhe na hora de se exercitar. Os tops ou sutiãs que não são firmes prejudicam a postura e até mesmo os seios. Prefira roupas que sejam feitas para praticar ginástica e que permitem uma boa transpiração. “Dentro de casa você pode treinar sem tênis, descalço. A recomendação é que execute os exercícios muito bem feitos e absorva o impacto para que não prejudique as articulações durante os exercícios”.

Dessa forma, o seu corpo vai se acostumar ao exercícios de forma mais rápida. E com as metas você pode ainda ter maior motivação para continuar. Não esqueça de consultar um profissional de saúde caso esteja começando a se exercitar. Lembre sempre de criar hábitos saudáveis ao redor da sua rotina de atividades, como beber água e ter uma alimentação saudável.

Leia também