Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Professores em greve desfilam e emocionam em Guaratuba

Foto: Wilson Roberto Correia Pinto - Fred
Foto: Wilson Roberto Correia Pinto – Fred

Um protesto alegre dos professores estaduais e de seus alunos foi o momento mais aplaudido do desfile cívico dos 244 anos de Guaratuba, nesta quarta-feira, dia 29 de abril.

Eles usavam camisetas amarelas com um desenho de um punho cerrado e os dizeres “Sou Educador e luto pela Educação”. Cantavam a música símbolo da resistência à ditadura militar – “Pra não dizer que não falei das flores” (Caminhando), de Geraldo Vandré. No final, os estudantes entoaram em coro a palavra de ordem da greve dos professores: “Eu tô na luta”.

Além de aplaudir, a prefeita Evani Justus publicou no Facebook um elogio aos manifestantes: “No desfile cívico fiquei muito emocionada, pois nunca imaginei que os professores estaduais e os alunos estivessem na avenida pelo momento político que estão passando. Os professores estaduais souberam separar o momento difícil da gratidão que sempre tiveram por Guaratuba. Isso é uma prova de amor pela cidade, isso é civismo”, afirmou.

Civismo também demonstraram a Escola de Samba Unidos de Guaratuba e o Grupo da Melhor Idade Guará, que desfilaram com chuva. Sob uma garoa fina e um friozinho de outono, percorreram a avenida 29 de Abril, das 9h30 até um pouco depois do meio dia, escolas municipais e estaduais, instituições de ensino privadas, o grupo Desbravadores da Igreja Adventista, a Guarda Mirim, grupos da terceira idade, igrejas evangélicas Abba e Sagrada Família, Escola de Samba Unidos de Guaratuba, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

As atividades do aniversário tiveram início nas primeiras horas da manhã do domingo (26) com uma prova de triatlo da Praia Central. Às 10h, a entrada da imagem original de Nossa Senhora do Bom Sucesso, carregada pela prefeita Evani e pelo vice-prefeito Vandir Esmaniotto, na igreja do mesmo nome emocionou que assistiu a Missa de Ação de Graças.

Na noite de segunda-feira, a cerimônia religiosa foi na igreja evangélica Sagrada Família, com um Culto de Ação de Graças.

Na terça-feira, a população de Guaratuba superlotou a Igreja N. S. do Bonsucesso para o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná realizada na cidade. A apresentação teve abertura da prefeita e do vice-prefeito que agradeceram a honra. No final, o pároco padre Francisco dos Santos abençoou a cidade, seu povo e fez uma oração em solidariedade às vítimas do terremoto ocorrido no Nepal.

Antes do desfile cívico, no dia do aniversário, Guaratuba foi acordada às 6h com a tradicional alvorada matinal de fogos. Logo em seguida, às 8h, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, na Praça da Paz.

Leia também