Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Cattalini Terminais Marítimos triplica capacidade de importação de metanol

A Cattalini Terminais Marítimos triplicou a sua capacidade de importação de metanol, desembarcado dos navios para seus Centros de Tancagem (CTs). A marca foi conquistada neste mês de dezembro a partir do uso simultâneo de três dutos, de maneira segura e ágil. A vazão atual chega a 1.300 toneladas importadas por hora. Nas operações anteriores, com o uso de um duto, a média era de 400 toneladas desembarcadas por hora.

O píer privativo da Cattalini tem potencial para operar dois navios ao mesmo tempo e é ligado aos CTs por oito dutos portuários. A nova logística pode ser aplicada na importação de diferentes produtos e os bons resultados obtidos tornaram o uso dedicado de três linhas uma rotina no terminal. O uso simultâneo de três dutos portuários para a importação de metanol não traz reflexos na capacidade de recebimento de outros granéis líquidos pelo terminal.

Segundo a Cattalini, planejamento é a palavra-chave e representa o esforço para conduzir essa operação de maneira segura, ágil e mantendo a qualidade dos produtos. Equipes das áreas Comercial, Operacional e de Logística precisam estar alinhadas e estabelecerem uma comunicação antecipada com o navio para que ele disponha de estrutura e possa responder à nova solução apresentada pela empresa.

Leia também