Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Força Verde apreende gerival e lacinhos usados para pesca predatória em Guaraqueçaba

Foto: BPAmb-FV

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde abordaram sete embarcações e apreenderam 1,5 mil lacinhos e um gerival, usados na pesca predatória e ilegal. As ações policiais aconteceram na terça-feira (28) em Guaraqueçaba.

De acordo com as informações repassadas pela unidade, a equipe policial estava em patrulhamento aquático nos rios e na baía de Guaraqueçaba e durante a ação foram abordadas sete embarcações e 10 pessoas. 

Em uma das situações, os militares estaduais flagraram um homem pescando com gerival (aparelho de pesca empregado, por pescadores artesanais, em águas estuarinas onde há forte correnteza de marés). O homem fugiu e não foi localizado, mas o gerival foi apreendido.

Em continuidade as fiscalizações, os policiais militares encontraram um saco com 1,5 mil lacinhos, estes usados na pesca predatória e ilegal de caranguejos. 

De acordo com as informações repassadas pela unidade, a equipe policial estava em patrulhamento aquático, quando abordaram uma embarcação próximo ao mangue. Durante a fiscalização, foram localizados três sacos com 20 dúzias de caranguejos capturados com lacinhos (forma ilegal) e mais 200 lacinhos.

Durante a fiscalização, ainda foram encontrados no mangue três sacos com 20 dúzias de caranguejos capturados ilegalmente com lacinhos e mais 200 lacinhos.

Logo em seguida, os policiais localizaram os responsáveis. Os dois foram encaminhados para as medidas cabíveis. Foram aplicados dois autos de infração ambiental, totalizando R$ 4.460.

Leia também