Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Só a ponte é a solução para a travessia de Guaratuba, diz governador

Governador Ratinho Junior em entrevista ao lado do presidente da Assembleia Legislativo, Ademar Traiano

O governador Ratinho Júnior disse que somente a construção da ponte irá resolver o problema da travessia da baía de Guaratuba e que não pretende quebrar o contrato com a concessionária do ferry boat neste momento.

As afirmações foram feitas em entrevista coletiva após o pronunciamento de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), em Curitiba.

“O serviço continua acontecendo, não na excelência que nos gostaríamos, mas continua acontecendo. Não tem como trocar de empresa em pleno verão, tem que ter um cronograma, mesmo que feito de forma emergencial, é necessário seguir um rito que a lei exige. Eu não posso deixar a travessia Guaratuba-Matinhos sem balsa, mesmo que de forma precária, nós temos que trabalhar para que esta empresa fique até terminar o verão”, disse o governador.

O governador também falou das limitações que o serviço de ferry boat tem em relação a uma ponte.

“Ferry-boat é um problema há 30 anos no Paraná, não é de agora. A baía de Guaratuba tem uma capacidade de transporte de carros, a própria Marinha dá este limite. Você não pode colocar 10, 15 balsas, porque você tem o transporte de pescador, outras embarcações. Então é como uma rodovia, tem as suas regras. A solução é a ponte. Nós temos dinheiro, temos condições de fazer como estamos fazendo a ponte Brasil-Paraguai, que é muito mais complexa […] E estamos construindo isso”.

Ratinho Junior também falou de providências que o governo poderá tomar após a temporada.

“Quando terminar o verão, nós vamos fazer uma análise, que já está sendo feita pelo DER, já temos multas para que a empresa pague pelo o que não está executando em contrato, e automaticamente isso vai ser avaliado com o prefeito de Guaratuba e Matinhos e tomaremos as medidas cabíveis”.

(Transcrições feitas pelo G1 Paraná)

Leia também