Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Câmara prestigia comunidade em entrega de título de cidadã

A vereadora Cátia do Doro, Angelina Bispo e Vandir Esmaniotto

A comunidade do bairro Piçarras, moradores de diversos bairros e autoridades lotaram a Igreja São José Operário, nesta sexta-feira (12), para a entrega do título de Cidadã Honorária de Guaratuba para Angelina Maria Custódio Bispo.

A decisão de fazer o evento no bairro e na igreja onde Angelina desenvolve um trabalho comunitário foi citada diversas vezes pelos oradores como uma forma de aproximar ainda mais a Câmara de Vereadores da população. O coral da igreja entoou pela primeira vez o Hino de Guaratuba, como tem ocorrido em todas as solenidades do Legislativo, onde tradicionalmente acontecem as entregas de títulos e outras homenagens.

Compareceram o presidente da Câmara, Magalhães de Oliveira, a autora do projeto de lei de concessão do título, Cátia Regina Silvano, e ainda os vereadores Almir Troyner, Juarez Temóteo, Maurício Lense, Raul Chaves e Fábio Chaves. Também compareceu, representando a prefeita Evani Justus, o vice-prefeito Vandir Esmaniotto, e ainda o ex-prefeito Paulo Chaves e o ex-vereador Cézar Temóteo. Os filhos Guilherme e Angelita homenagearam a mãe com a entrega de um buquê de flores.

Dedicação à igreja e à comunidade

Antes da homenagem foi realizada a missa pelo padre José Dallagnol. No início da solenidade, conduzida por Juraci Silva, da comunidade a igreja, foi lido um breve currículo de Angelina enquanto passavam imagens de sua infância, juventude, fatos marcantes e familiares.

Angelina Bispo nasceu na Barra do Itapocu, no município de Araquari (SC). Veio para Guaratuba com oito anos acompanhando o pai, o pescador Antônio Silvano Custódio, e a mãe, Francisca Silvano. Desde criança atuou na Igreja Católica. Foi auxiliar de enfermagem do Município durante nove anos no Posto de Saúde do Piçarras, tende se aposentado em virtude de deficiência visual. Hoje, com cerca de 20% da visão continua liderando ações da igreja e da comunidade do bairro.

Angelina teve dois irmãos vereadores, ambos falecidos: Osvaldo Silvano, no município de Guaraqueçaba, e, em Guaratuba, Deodorico Silvano, o “Doro”, pai da vereadora Cátia Silvano, também conhecida como “Cátia do Doro”. Angelina continua como matriarca de uma família de políticos voltados aos pescadores e ao bairro de Piçarras.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Guaratuba

Leia também