Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá e Morretes integram roteiro “Corredor do Iguaçu”

As cidades litorâneas de Paranaguá e Morretes fazem parte de uma das 30 principais rotas turísticas do país para o Ministério do Turismo. O “Corredor do Iguaçu” ainda é integrado por Curitiba e Foz do Iguaçu, cortando o Paraná de Leste a Oeste.

Na região Sul são quatro roteiros abrangendo 35 cidades, duas no Rio Grande do Sul (12 cidades) e uma em Santa Catarina (19 cidades). 

O novo mapa das 30 rotas estratégicas foi apresentado por técnicos do MTur a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e vai balizar ações voltadas ao desenvolvimento e a melhoria da mobilidade e da conectividade turística nos municípios com o foco no planejamento o transporte turístico de passageiros.

As ações, segundo o MTur, pontuaram políticas de segurança nos deslocamentos de turistas, a melhoria do ambiente de negócios e os novos investimentos no setor. 

Foz do Iguaçu

O diagnóstico de infraestruturas de transporte das 30 rotas turísticas abrangeu 152 cidades e traçou as condições de transporte das rotas, incluindo estrutura, integração de modais e disponibilidade de informações. 

“Foz está na frente e é a principal referência para outros destinos. Já temos um aeroporto de perfil internacional, um portão de entrada ao turismo mundial e, principalmente, da América Latina”, disse o secretário Paulo Angeli (Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação).

“Em relação à informação temos uma ação integrada que incluiu a prefeitura, a Itaipu Binacional, o Governo do Estado e setor privado, através do Visit Iguaçu, operadores e os próprios atrativos. Também estamos caminhando célere na integração de modais terrestre, aéreo e aquaviário. Temos a certeza que essa integração vai desenvolver mais não só a tríplice fronteira como o turismo na região e toda costa oeste”, completou.

Seminário

O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Mtur, Higor de Oliveira Guerra, explicou que o mapeamento permite planejar políticas públicas locais de melhorias na infraestrutura e nas rotas. As ações serão apresentadas às cidades listadas no I Seminário de Mobilidade e Conectividade Turística: diagnóstico das infraestruturas de transporte das 30 Rotas Turísticas Estratégicas, marcado para a próxima quinta-feira (17, das 9h às 12h30, com transmissão pelo canal do Ministério do Turismo, no Youtube.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More