Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Antonina tem hoje oficina sobre Patrimônio Histórico Cultural

Foto: Prefeitura de Antonina

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), realiza nesta quarta-feira (30) um oficina temática do projeto “Painel Observatório do Patrimônio Histórico Cultural de Antonina”, iniciativa voltada ao resgate da memória e à preservação da história do município litorâneo. 

O evento acontecerá das 14h às 17h no Teatro Municipal de Antonina.

No encontro, será apresentado diagnóstico realizado por pesquisadores de instituições de ensino parceiras do projeto, sobre a situação dos bens que compõem o patrimônio histórico de Antonina. Também serão colhidas sugestões dos presentes sobre a tutela do patrimônio histórico e cultural do município e apresentadas informações sobre medidas e ações em desenvolvimento ou que já foram implementadas, tanto por parte do Município quanto pelo Estado do Paraná, para a preservação e valorização do patrimônio histórico local. 

Para o trabalho de levantamento e diagnóstico que será apresentado na oficina, os pesquisadores tomaram como referência levantamento contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2010 para subsidiar o pedido de tombamento de Antonina.

Preservação e valorização – Criado em 2017 pelo MPPR, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o FAE Centro Universitário, o Painel Observatório do Patrimônio Histórico Cultural de Antonina tem como objetivo trabalhar pela elaboração e implementação de políticas públicas voltados à defesa do patrimônio cultural, fomentar a gestão democrática e participativa desses bens e mobilizar a sociedade civil para a importância da defesa do patrimônio histórico e cultural. 

No âmbito do projeto, o Ministério Público tem atuado, principalmente, a partir da adoção de mecanismos extrajudiciais para a resolução de conflitos entre os órgãos relacionados. Desde o início do projeto, diversas ações já foram realizadas em defesa da proteção do patrimônio histórico e cultural de Antonina, como estudos técnicos, vistorias de instalações, audiências públicas, palestras e reuniões com participação da população, entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos envolvidos com o tema.

Público – Está prevista a presença de integrantes da coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, da Prefeitura Municipal de Antonina, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Antonina e de professores e alunos da FAE, além de membros e servidores do Núcleo de Paranaguá do Gaema, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção do Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo e da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, unidades do MPPR com atuação no projeto.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More